A Arte Naif de Analice Uchôa em Relações Dialógicas Com As Produções Artísticas dos Alunos da EJA
Palavras-chave:
Relações dialógicas. Posicionamento valorativo. Produções artísticasResumo
Este artigo dá continuidade à pesquisa no âmbito do ensino que tem como base as contribuições de Bakhtin e o Círculo para a leitura, interpretação, produção de sentido da materialidade linguística verbal e não verbal no evento da vida. Para tanto, selecionamos como objeto de análise as relações dialógicas constitutivas de quatro obras de arte produzidas pelos alunos na última atividade do projeto interdisciplinar, que tinha como foco as obras de arte da artista Analice Uchôa, desenvolvido numa escola do município de João Pessoa. Elas formam o corpus de investigação deste trabalho que tem como objetivo principal analisar as relações dialógicas entre as obras de Uchôa (o dado) e as produções dos alunos da EJA (criado). Os objetivos específicos são: identificar algumas relações dialógicas envolvidas nas produções dos alunos; apresentar o estilo das produções e verificar a expressividade avaliativa em relação às obras de Analice e à vida. Pautamo-nos principalmente em Bakhtin e o Círculo e em outros autores que refletiram sobre a perspectiva bakhtiniana, especialmente Sobral (2009) e Brait (2013). Nas análises, constatamos as diferentes relações assumidas entre os interlocutores no processo de produção do ato discursivo, entre elas, relações dialógicas de manifestações culturais, recuperadas, inclusive, das telas originais lidas em sala de aula e do contexto da vida dos autores, relações dialógicas de cunho religioso, retomadas nas diferentes visões e pontos de vista dos interlocutores, relações dialógicas da materialidade estética visual, isto é, o posicionamento valorativo das cores e detalhes traçados na construção das obras de arte.Referências
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