A Arte Naif de Analice Uchôa em Relações Dialógicas Com As Produções Artísticas dos Alunos da EJA

Autores

  • Ramísio Vieira de Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Janielly Santos de Vasconcelos Viana Universidade Federal da Paraíba
  • Maria de Fátima Almeida Universidade Federal da Paraíba
  • David Henrique Xavier Barbosa Instituto Federal da Paraíba.
Agências de fomento

Palavras-chave:

Relações dialógicas. Posicionamento valorativo. Produções artísticas

Resumo

Este artigo dá continuidade à pesquisa no âmbito do ensino que tem como base as contribuições de Bakhtin e o Círculo para a leitura, interpretação, produção de sentido da materialidade linguística verbal e não verbal no evento da vida. Para tanto, selecionamos como objeto de análise as relações dialógicas constitutivas de quatro obras de arte produzidas pelos alunos na última atividade do projeto interdisciplinar, que tinha como foco as obras de arte da artista Analice Uchôa, desenvolvido numa escola do município de João Pessoa. Elas formam o corpus de investigação deste trabalho que tem como objetivo principal analisar as relações dialógicas entre as obras de Uchôa (o dado) e as produções dos alunos da EJA (criado). Os objetivos específicos são: identificar algumas relações dialógicas envolvidas nas produções dos alunos; apresentar o estilo das produções e verificar a expressividade avaliativa em relação às obras de Analice e à vida. Pautamo-nos principalmente em Bakhtin e o Círculo e em outros autores que refletiram sobre a perspectiva bakhtiniana, especialmente Sobral (2009) e Brait (2013). Nas análises, constatamos as diferentes relações assumidas entre os interlocutores no processo de produção do ato discursivo, entre elas, relações dialógicas de manifestações culturais, recuperadas, inclusive, das telas originais lidas em sala de aula e do contexto da vida dos autores, relações dialógicas de cunho religioso, retomadas nas diferentes visões e pontos de vista dos interlocutores, relações dialógicas da materialidade estética visual, isto é, o posicionamento valorativo das cores e detalhes traçados na construção das obras de arte.

Biografia do Autor

Ramísio Vieira de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Mestre e Doutorando em Linguística

Universidade Federal da Paraíba- UFPB; Programa de Pós- graduação em Linguística- PROLING

Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação- GPLEI/CNPQ 

E- mail: v.ramisiomestrando@gmail.com

Janielly Santos de Vasconcelos Viana, Universidade Federal da Paraíba

Mestre e Doutorando em Linguística

Universidade Federal da Paraíba- UFPB; Programa de Pós- graduação em Linguística- PROLING

Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação- GPLEI/CNPQ 

E- mail: janiellygirl@hotmail.com

Maria de Fátima Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Letras (1979), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (1983), Mestrado Em Letras (1988) pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). É professora associada I do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, é membro do Programa de Linguística / PROLING atuando na área de Teoria Lingüística, Linguagem e Ensino, na linha Discurso e Sociedade, participando principalmente no campo da: linguagem, discurso e leitura. É líder do Grupo de Estudos em Linguagem, Enunciação e Interação/GPLEI. É pós doutora em Linguística pela Universidade de Brasília - UnB (2013). Participa de pesquisas na área de formação docente e desenvolve pesquisas na perspectiva da concepção dialógica da linguagem. Atualmente integra o grupo de Estudos Bakhtinianos da ANPOLL , do PIBIC e PIBID/UFPB.

David Henrique Xavier Barbosa, Instituto Federal da Paraíba.

Graduação em Letras / IFPB/ Campus João Pessoa.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Ed. 34, 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. (Volochínov). [1929]. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. [Trad. M. Lahud e Y. F. Vieira]. 16ª ed. São Paulo: HUCITEC, 2014.

BAKHTIN, Mikhail. (1895-1975). Teoria do romance I: A estilística. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Ed. 34, 2015.

BRAIT, Beth. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica / Looking and Reading: Verbal-Visuality from a Dialogical Perspective. Bakhtiniana, São Paulo, 8 (2): 43-66, Jul./Dez, 2013.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias do círculo linguístico de Bakhtin. São Paulo. Ed.: Parábola, 2009.

SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas, SP, 2009.

Downloads

Publicado

03-08-2020

Como Citar

DE SOUZA, R. V.; DE VASCONCELOS VIANA, J. S.; ALMEIDA, M. de F.; BARBOSA, D. H. X. A Arte Naif de Analice Uchôa em Relações Dialógicas Com As Produções Artísticas dos Alunos da EJA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 50, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20200016, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24793. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DIALÓGICOS E INCURSÕES NA PRÁTICA DOCENTE