Deserdados, romance da Amazônia: natureza hostil e humanos decaídos no “inferno verde”

Autores

Agências de fomento
Não houve

Palavras-chave:

Romance, Natureza, Acre

Resumo

O livro Deserdados: romance da Amazônia, lançado em 1921 pelo escritor Carlos de Vasconcellos, narra a chegada de um migrante cearense para trabalhar nos seringais do então Território Federal do Acre, na Amazônia. As imagens apresentadas pelo autor são de uma descida ao inferno na floresta permeada por animais perigosos, índios hostis, rios povoados de feras. Os imigrantes chegam decaídos pela fome e em busca de sobrevivência nesse ambiente maléfico. Os homens são narrados como deserdados de Deus e encalacrados no “inferno verde” amazônico pela secas dos “sertões” do Nordeste brasileiro. Propomos-nos aqui dialogar com esse olhar de tradição euclidiana do autor em sua obra, onde o foco da discussão será em torno das construções discursivas que na trama apresentam a Amazônia acreana carregada de estereótipos negativos. Para essas discussões, iremos nos apoiar em Foot Hardman (2009), onde o autor mapeia a produção literária sobre a região em fins do XIX e inicio do XX e aponta que a centralidade marcante é narrar a região como sendo de natureza violenta e destruidora, com humanos rudes e marcados pelo meio; em Isabel Guillen (2006), quando a autora aborda aspectos sociais, políticos e econômicos das diásporas de “nordestinos” para a Amazônia brasileira em fins dos séculos XIX e inicio do XX; em Ana Pizarro (2012), que  aborda o universo literário e cultural amazônico pelo viés das múltiplas vozes narradoras. Por fim, em Luciana Murari (2009), que apresenta o período que vai da ruptura com o romantismo até ao inicio do movimento chamado de modernismo brasileiro. É nesta tradição do realismo-naturalismo que o autor Carlos de Vasconcellos se insere ao querer objetivamente tratar do trabalho humano, da exploração dos seringueiros e da natureza hostil  vivenciada pelos imigrantes. São vidas humanas e não-humanas que ocupam um mesmo ambiente-mundo, mas vista pelo autor em oposição intrínseca nas suas inter e intra-relações.

Biografia do Autor

Francisco Bento Silva, Universidade Federal do Acre - UFAC

Centro de Filosofia e Ciencias Humanas - CFCH/UFAC

Programa de Pós Graduação em Letras, Linguagem e Identidade - PPGLI/UFAC

Mestrado Profissional em Ensino de HIstória - MEPEH/UFAC 

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. Por uma história acre: saberes e sabores da escrita historiográfica, pp. 111/134. In: ALBUQUERQUE, G. R.; ANTONACCI, M. A (orgs.). Desde as Amazônias – Colóquios, volume 2. Rio Branco: Nepan Editora, 2014.

ALBUQUERQUE, G. Amazonialismo. In: ALBUQUERQUE, G.; PACHECO, A. S. Uwa’kürü: Dicionário analítico. Volume I. Rio Branco – Acre, Editora Nepan, 2016.

BASTOS, A. A pantofagia humana ou as estranhas práticas alimentares na selva. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1987.

CUNHA, E. Um paraíso perdido: reunião de ensaios amazônicos. Coordenação de Hildon Rocha. Brasília: Senado Federal, 2000.

FREIRE, J. R. B. Rio Babel: a história das línguas na Amazônia. 2ª edição. Rio de Janeiro: Eduerj, 2011.

GUEDES, M. Os seringaes: pequenas notas. Rio de Janeiro: J. R. dos Santos, 1920.

GUILLEN, I. C. M. Errantes da selva: história da migração nordestina para a Amazônia. Recife: EdUFPE, 2006.

HARDMAN, F. F. A vingança da hiléia: Euclides da Cunha, a Amazônia e a literatura moderna. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

LIMA, D. M. A construção histórica do termo caboclo: sobre estruturas e representações sociais no meio rural amazônico. Novos Cadernos NAEA, número 2, volume 2, pp. 05-32. Belém, 1999.

LIMA, N. T. & BOTELHO, A. Duas viagens amazônicas e o espectro de Euclides da Cunha: malária e civilização em Carlos Chagas e Mário de Andrade, pp. 139-178. In BASTOS, E. R.; PINTO, R. F. (orgs.). Vozes da Amazônia II. Manaus: Valer/Edua, 2014.

MURARI, L. Natureza e cultura no Brasil (1870-1922). São Paulo: Alameda, 2009.

PARRISSIER, J. B. Seis meses no país da borracha, ou excursão apostólica ao Rio Juruá, 1898, pp. 01-60. In: CUNHA, M. C. (org.). Tastevin, Parrissier: Fontes sobre índios e seringueiros do Alto Juruá. Rio de Janeiro: Museu do Índio, 2009.

PIMENTA, J. O amazonismo acriano e os povos indígenas: revisitando a história do Acre. Amazon: Revista de antropologia, num. 07, volume 2, pp. 327-353. Universidade Federal do Pará. Belém, 2015.

PIZARRO, Ana. Voces del seringal: discursos, lógicas, desgarramientos amazónicos. Literatura y Linguística, núm. 17, pp. 29-48. Universidad de Santiago. Santiago, 2006.

PIZARRO, A. Amazônia: as vozes do rio. Belo Horizonte: EdUFMG, 2012.

SOUZA, S. R. G. “Desnervados, desfibrados e amarelos” em busca de cura: saúde pública no Acre Territorial (1904/1930). Tese de doutorado. Programa de História Social – FFLCH, USP. São Paulo, 2014.

SUSSEKIND, F. O Brasil não é longe daqui: o narrador, a viagem. São Paulo: Companhia da Letras, 1990.

UGARTE, A. S. Sertões de bárbaros: o mundo natural e as sociedades indígenas na Amazônia na visão dos cronistas ibéricos – séculos XVI/XVII. Manaus: Valer, 2009.

VASCONCELLOS, C. C. L. Deserdados. Rio de Janeiro: Livraria Leite Ribeiro, 1921.

Downloads

Publicado

09-02-2021

Como Citar

SILVA, F. B. Deserdados, romance da Amazônia: natureza hostil e humanos decaídos no “inferno verde”. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 51, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20200031, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/25107. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: CENAS DA VIDA AMAZÔNICA: SUJEITOS DIVERSOS ENTRE TEIAS DE LITERATURA E LINGUAGENS