A INTERTEXTUALIDADE DA ÓPERA NA FICÇÃO DE NÉLIDA PIÑON

Autores

  • Carlos Magno Santos Gomes

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v11i21.3206

Palavras-chave:

Intertextualidade, Metanarrativa feminista, Ópera, Nélida Piñon.

Resumo

Este artigo analisa como Nélida Piñon constrói uma leitora feminista no romance A força do destino (1978). Essa obra destaca o papel da escritora contemporânea ao ler os clássicos de um lugar pós-moderno e feminista. Pós-moderno por descentrar os elementos estruturais do texto, feminista por se opor a todo tipo de opressão da mulher. Neste romance, a narradora reconstrói a trajetória das personagens Álvaro e Leonora, protagonistas da ópera homônima de Giuseppe Verdi, a partir de sua devoção por elas, por isso passa a ser um relato passional e original. A narrativa de Piñon é construída de um lugar paródico e irreverente que atualiza o enredo de Verdi. Trata-se de uma metanarrativa em que a narradora dialoga com seus personagens e seu leitor. Nesse caso, a referência à ópera de Verdi é, na verdade, a exploração de arquivos artísticos e culturais de acordo com os interesses da narradora. Metodologicamente, este trabalho se pauta na exploração das intertextualidades presentes nessa obra e nos estudos de gênero para valorizar o lugar de fala da escritora como próprio da cultura feminista contemporânea.

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Publicado

24-11-2010

Como Citar

SANTOS GOMES, C. M. A INTERTEXTUALIDADE DA ÓPERA NA FICÇÃO DE NÉLIDA PIÑON. Línguas & Letras, [S. l.], v. 11, n. 21, 2010. DOI: 10.5935/rl&l.v11i21.3206. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/3206. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários