ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE GÊNERO E REPRESENTAÇÃO NA FICÇÃO DE PATRÍCIA MELO

Autores

  • Lúcia Osana Zolin

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v7i13.325

Resumo

A partir da análise da trajetória de algumas das principais personagens femininas dos romances O matador (1995) e Inferno (2000), da escritora brasileira contemporânea Patrícia Melo, nosso objetivo neste artigo é traçar alguns apontamentos acerca do modo como são aí representadas as relações de gênero, no contexto do feminismo contemporâneo. Passados quase quarenta anos da revolução sexual que marcou os anos 1970 no Brasil, a literatura de autoria feminina brasileira dada a público nos últimos anos tem acompanhado o desenvolvimento do modo de a mulher estar na realidade extraliterária. No entanto, em consonância com
as preocupações de muitos(as) críticos(as) do feminismo contemporâneo,
os(as) quais nos fornecem a metodologia aqui aplicada, há que se considerar os diferentes contextos em que a categoria mulheres - transposta para o universo literário - se constitui, bem como as modalidades raciais, classistas, étnicas, sexuais e regionais com as quais estabelece interseções. Nesse cenário, a autonomia e a condição de agente alcançadas, em tese, pela mulher, por intermédio das lutas feministas contra os desmandos da ideologia patriarcal, é relativizada. Demonstrar como isso ocorre na ficção de Patrícia Melo é nossa preocupação nesses apontamentos.

Downloads

Publicado

10-10-2007

Como Citar

ZOLIN, L. O. ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE GÊNERO E REPRESENTAÇÃO NA FICÇÃO DE PATRÍCIA MELO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 7, n. 13, p. p. 145–161, 2007. DOI: 10.5935/rl&l.v7i13.325. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/325. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários