COMPREENSÃO DE METÁFORAS RELACIONADAS À FIGURA DO CAVALO NA CULTURA GAÚCHA

Autores

  • Maitê Moraes Gil
  • Maity Simone Guerreiro Siqueira

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v11i20.3403

Palavras-chave:

Compreensão de metáforas, Linguagem, Cultura.

Resumo

Este artigo tem por objetivo geral descrever um estudo que investiga a compreensão de metáforas conceituais e expressões linguísticas relacionadas à cultura gaúcha por crianças e adultos do interior e da capital do Rio Grande do Sul. A partir desse objetivo geral, surgem dois objetivos específicos, são eles: verificar a influência da variável “local de moradia” (interior versus capital) na compreensão de metáforas relacionadas à cultura gaúcha e investigar o papel desempenhado pela variável “idade” (crianças versus adultos) na compreensão das metáforas conceituais investigadas. Para tanto, foi elaborado um instrumento de compreensão dessas metáforas, sob a perspectiva da Teoria das Metáforas Conceituais (LAKOFF e JOHNSON, 1980). No que se refere à noção de cultura, foram adotadas para a presente pesquisa as ideias defendidas por Geertz (1989) e Strauss e Quinn (1997). As análises dos dados obtidos mostraram que tanto a “idade” quanto o “local de moradia” dos participantes tiveram uma influência significativa na compreensão das metáforas estudadas. Os resultados encontrados se alinham à proposta de Kövecses (2005) sobre variação em metáfora. Como aponta o autor, as dimensões regional e desenvolvimental apresentam diferenças na compreensão de metáforas envolvendo aspectos culturais.

Downloads

Publicado

20-08-2010

Como Citar

GIL, M. M.; SIQUEIRA, M. S. G. COMPREENSÃO DE METÁFORAS RELACIONADAS À FIGURA DO CAVALO NA CULTURA GAÚCHA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 11, n. 20, 2010. DOI: 10.5935/rl&l.v11i20.3403. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/3403. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Língua e Cultura na América Latina