LEITURA LITERÁRIA: ESPELHO E ESTRADA NA FORMAÇÃO DO SER

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos
  • Marli Cristina Tasca Marangoni

Palavras-chave:

literatura infantil, cultura, autoconhecimento

Resumo

Estudar a produção literária para a infância implica (a) um olhar apurado para escolher entre as inúmeras obras que são publicadas e (b) a definição de um corpus teórico que ilumine o texto selecionado. Este estudo propõe-se a investigar a obra Menino do rio doce, escrita por Ziraldo e ilustrada pela família Dumont. A obra é um texto híbrido, constituído por dois sistemas – o verbal e o visual – e é analisada como tal. O texto verbal é uma prosa poética cuja voz enunciativa – a de um menino – está em terceira pessoa e assume um caráter lírico. Ao revelar sua relação com o rio que passa na aldeia, o menino vai descobrindo o seu entorno e se descobrindo inserido numa cultura que caracteriza a formação de uma identidade e o seu autoconhecimento como sujeito.

Downloads

Publicado

14-07-2011

Como Citar

RAMOS, F. B.; TASCA MARANGONI, M. C. LEITURA LITERÁRIA: ESPELHO E ESTRADA NA FORMAÇÃO DO SER. Línguas & Letras, [S. l.], v. 12, n. 23, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/4073. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Leitura e Formação: Professores Leitores