ESCRITA E FALA: O QUE NOS ENSINAM OS TEXTOS NÃO LITERÁRIOS

Autores

  • Célia Marques Telles
  • Alícia Duhá Lose

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v11i20.4140

Palavras-chave:

Textos não literários. Escrita de mãos inábeis. Interferência fala/escrita.

Resumo

Até o início do século XX somente os textos escritos documentavam a língua. A partir da análise de documentos não literários dos séculos XVII a XX, pretende-se mostrar como a escrita reflete fatos de fala. Duas séries de fenômenos serão especialmente enfocadas: a representação gráfica das vogais átonas e aquela das fricativas sibilantes (palatais e não palatais). Tem-se como finalidade alertar para os problemas relativos à interferência da fala na escrita, traçando um paralelo entre a escrita do falante comum, de mão inábil, contaminada pela sua fala e a escrita padrão.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

TELLES, C. M.; LOSE, A. D. ESCRITA E FALA: O QUE NOS ENSINAM OS TEXTOS NÃO LITERÁRIOS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 11, n. 20, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v11i20.4140. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/4140. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos da Linguagem