CONCEPÇÕES DE LEITURA NO ENSINO DE LÍNGUAS

Greice da Silva Castela

Resumo


Neste trabalho, refletimos sobre as concepções de leitura, já que é relevante explicitá-las, pois norteiam a elaboração de atividades de compreensão leitora, a transposição didática com textos na sala de aula e a análise de questões presentes em livros didáticos. Para fins de organização, classificamos as diversas linhas teóricas que discutem a leitura, desde as perspectivas unilateral e multilateral de processamento da informação, as quais abarcam três grandes abordagens: ascendente, descendente e interacional. Não as compreendemos como totalmente excludentes, mas como complementares em muitos pontos na caracterização dos aspectos que perpassam os processos de leitura e compreensão se considerados texto, leitor, contexto de produção e de leitura do texto.

Palavras-chave


Leitura; Concepções de Leitura; Compreensão; Ensino

Texto completo:

PDF


Direitos autorais



Revista Línguas & Letras

 


e-ISSN: 1981-4755 — ISSN: 1517-7238

Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Cascavel
Programa de Pós-Graduação em Letras 

Rua Universitária, 2069 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110

| revistalinguaseletras@gmail.com |