UNIDADES DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DOS CONTEÚDOS TIDOS COMO GRAMATICAIS

Aparecida Feola Sella

Resumo


Este estudo mostra que os conteúdos gramaticais estão articulados com o ensino. Nesse sentido, comentamos e refletimos sobre alguns resultados obtidos por meio de pesquisa acerca do conteúdo relativo ao ensino da gramática em livros didáticos de Língua Portuguesa. A pesquisa teve como foco de análise um livro utilizado na terceira série (atual quarto ano) do Ensino Fundamental e norteou-se na expectativa de que as atividades partissem do funcionamento da linguagem, e isso, no nosso entendimento, não deveria estar relacionado necessariamente a uma desconsideração das orientações presentes nos manuais tradicionais.

Palavras-chave


Livro Didático; Ensino; Linguagem.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais



Revista Línguas & Letras

 


e-ISSN: 1981-4755 — ISSN: 1517-7238

Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Cascavel
Programa de Pós-Graduação em Letras 

Rua Universitária, 2069 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110

| revistalinguaseletras@gmail.com |