A FORÇA CENTRÍPEDA DA POESIA LIRÍCA
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v12i22.5773Palavras-chave:
romance lírico, angústia, símbolos, imagens.Resumo
Este estudo investiga os motivos e os modos de confluência da poesia lírica e da prosa, no romance, Húmus, de Raul Germano Brandão, escritor português do século XX. Quanto maior for a sensibilidade do homem, mais ele entende o mistério de a poesia estar na essência daquilo que é dito e não em determinadas formas. No lírico predominam o sentimento, a emoção, a subjetividade, a expressão do ‘eu’, porque a matéria lírica é, exatamente, o mundo subjetivo. O homem moderno é um sujeito angustiado, uma vez que assiste à fragmentação da sua integridade, ou seja, sua identidade está sendo deslocada. Mas tal angústia não pode ser expressa por palavras comuns, porque elas não conseguem traduzir toda a intensidade da dor humana. A expressão da inquietude profunda que oprime o ser exige a presença do lírico. Na medida em que faz poesia, o texto romanesco desdobra-se como espaço de experimentação, de configurações variadas, de recursos múltiplos, que substitui a unidade do enunciador pela pluralidade dos enunciados e assimila inúmeros recursos próprios do fazer poético tais como metáforas, símbolos, imagens e alegorias, tornando fluidas as fronteiras entre a poesia e a prosa. Afinal, na verdade, é a linguagem da poesia que faz com que a literatura exista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.