“ELA SEMPRE TAVA DO NOSSO LADO”: PERCEPÇÕES DA INCLUSÃO POR ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Betânia Passos Medrado
  • Rosyclléa Dantas Silva

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v13i24.6632

Palavras-chave:

aprendizagem de língua estrangeira – deficiente visual – afetividade

Resumo

As políticas educacionais no Brasil, nos últimos anos, têm recomendado a inclusão de alunos deficientes visuais nas escolas regulares. Este artigo leva em consideração a complexa relação entre cognição e afetividade e, fundamentando-se na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky (2000; 2008) e nos estudos de Maturana (2002) e Tomasello (2003), objetiva analisar como dois alunos deficientes visuais compreendem o processo de inclusão em uma sala de aula de língua inglesa. A partir das vozes desses alunos, foi possível observar o impacto positivo que as estratégias didáticas e as atitudes da professora dessa disciplina tiveram na maneira como esses alunos passaram a conceber a aprendizagem e o idioma estrangeiro.

PALAVRAS-CHAVE: aprendizagem de língua estrangeira – deficiente visual – afetividade

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Publicado

21-08-2012

Como Citar

MEDRADO, B. P.; SILVA, R. D. “ELA SEMPRE TAVA DO NOSSO LADO”: PERCEPÇÕES DA INCLUSÃO POR ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 13, n. 24, 2012. DOI: 10.5935/rl&l.v13i24.6632. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/6632. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Inclusão Social e Políticas Sociais para Minorias: O Papel das Pesquisas na Área de Letras e Linguística