“ELA SEMPRE TAVA DO NOSSO LADO”: PERCEPÇÕES DA INCLUSÃO POR ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v13i24.6632Palavras-chave:
aprendizagem de língua estrangeira – deficiente visual – afetividadeResumo
As políticas educacionais no Brasil, nos últimos anos, têm recomendado a inclusão de alunos deficientes visuais nas escolas regulares. Este artigo leva em consideração a complexa relação entre cognição e afetividade e, fundamentando-se na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky (2000; 2008) e nos estudos de Maturana (2002) e Tomasello (2003), objetiva analisar como dois alunos deficientes visuais compreendem o processo de inclusão em uma sala de aula de língua inglesa. A partir das vozes desses alunos, foi possível observar o impacto positivo que as estratégias didáticas e as atitudes da professora dessa disciplina tiveram na maneira como esses alunos passaram a conceber a aprendizagem e o idioma estrangeiro.
PALAVRAS-CHAVE: aprendizagem de língua estrangeira – deficiente visual – afetividade
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