TRANSGREDINDO A NORMA: UM ESTUDO COMPARATIVO...

Autores

  • Jane Brodbeck

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v7i13.71

Resumo

O presente ensaio trata do processo de indefinição que o pósmodernismo

acarreta em relação às formas e gêneros literários. A partir da

estética pós-modernista, as fronteiras que classificavam os gêneros seguindo

as regras aristotélicas, tornam-se cada vez mais imprecisas de tal forma

que um ensaio pode apresentar características de narrativa bem como a

ficção mistura-se com a informação contida em textos não-ficcionais. Partindo-

se dos ensinamentos de Linda Hutcheon quanto a uma nova configuração

na ficção contemporânea, analisa-se três contos de autores pertencentes

ao grupo de escritores pós-modernos, repectivamente “Perdido no

túnel do terror”, de John Barth, “Anotações sobre Macedonio num diário”,

de Ricardo Piglia e “Tema del traidor y del héroe” , de Jorge Luis Borges. O

estudo comparativo dos três contos revela uma estética voltada a

autoreferencialidade, justificando o termo utilizado por Hutcheon de narrativa

narcísica, a qual se volta para o processo da construção literária,

intercalando o texto ficcional com artifícios da metaficção. Uma das conseqüências

mais marcantes dessa nova estética é a (re) definição do papel do

leitor de mero espectador passivo para um leitor atuante e necessário neste

jogo que se estabelece entre o texto e leitor. Dessa forma, a visão autoritária

que se tinha do autor dá lugar a um processo democrático em que o leitor

torna-se peça fundamental nas relações dialógicas que se estabelecem entre

o universo ficcional das personagens e o universo do leitor.

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Publicado

10-10-2007

Como Citar

BRODBECK, J. TRANSGREDINDO A NORMA: UM ESTUDO COMPARATIVO... Línguas & Letras, [S. l.], v. 7, n. 13, p. p. 51–66, 2007. DOI: 10.5935/rl&l.v7i13.71. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/71. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Linguagem, Literatura e Pensamento Dialético