TRANSGREDINDO A NORMA: UM ESTUDO COMPARATIVO...
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v7i13.71Resumo
O presente ensaio trata do processo de indefinição que o pósmodernismo
acarreta em relação às formas e gêneros literários. A partir da
estética pós-modernista, as fronteiras que classificavam os gêneros seguindo
as regras aristotélicas, tornam-se cada vez mais imprecisas de tal forma
que um ensaio pode apresentar características de narrativa bem como a
ficção mistura-se com a informação contida em textos não-ficcionais. Partindo-
se dos ensinamentos de Linda Hutcheon quanto a uma nova configuração
na ficção contemporânea, analisa-se três contos de autores pertencentes
ao grupo de escritores pós-modernos, repectivamente “Perdido no
túnel do terror”, de John Barth, “Anotações sobre Macedonio num diário”,
de Ricardo Piglia e “Tema del traidor y del héroe” , de Jorge Luis Borges. O
estudo comparativo dos três contos revela uma estética voltada a
autoreferencialidade, justificando o termo utilizado por Hutcheon de narrativa
narcísica, a qual se volta para o processo da construção literária,
intercalando o texto ficcional com artifícios da metaficção. Uma das conseqüências
mais marcantes dessa nova estética é a (re) definição do papel do
leitor de mero espectador passivo para um leitor atuante e necessário neste
jogo que se estabelece entre o texto e leitor. Dessa forma, a visão autoritária
que se tinha do autor dá lugar a um processo democrático em que o leitor
torna-se peça fundamental nas relações dialógicas que se estabelecem entre
o universo ficcional das personagens e o universo do leitor.
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