SOBRE MÁQUINAS DE ESCRITA E REMISTURA: O MÉTODO CUT-UP DE WILLIAM BURROUGHS

Autores

  • Paulo César Rodrigues Diógenes
Agências de fomento

Resumo

Tomamos em consideração, no presente artigo, as diferentespráticas do escritor William Seward Burroughs (1914 – 1997) em torno dovariado e multimodal método de composição cut-up , procedimentocaracterizado, inicialmente, pela composição de textos em cortes permutatórios,feitos a partir da justaposição de diferentes fragmentos textuais impressos,previamente existentes, selecionados das mais diferentes fontes (obras literárias,jornais, a Bíblia, tratados médicos, canções pop, gravações ao acaso, discursostelevisivos, os próprios escritos de Burroughs, etc). Experimental e controversapor excelência, a prática do cut-up acabou por constituir, para Burroughs,uma espécie de verdadeiro mecanismo literário - aqui definido em termos deuma writing machine (máquina de escrita) conceitual -, levando-o à produçãode inúmeros outputs textuais e à elaboração de sua famosa Nova Trilogy(Trilogia Nova), composta pelas obras The Soft Machine (1961), The Ticketthat Exploded (1962) eNova Express (1964), bem como aplicações e extensõesdo método em colagens, fotomontagens e na manipulação e adulteração deáudio e vídeo. Mais do que um ponto de concentração, o foco no métodocut-up serve-nos, tanto quanto possível, como ponto de dispersão eagenciamentos, linha de fuga, enfim, multiplicidades. Logo, o estudo do métodoliterário empregado por Burroughs direcionará o olhar também paraprocedimentos análogos em outras mídias, como a pintura, a música e as artesem geral.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

DIÓGENES, P. C. R. SOBRE MÁQUINAS DE ESCRITA E REMISTURA: O MÉTODO CUT-UP DE WILLIAM BURROUGHS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 13, n. 25, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/7745. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ESTUDOS DE LINGUAGEM E CULTURA