AS TRAJETÓRIAS DE LEITURA E ESCRITA PERCORRIDAS PELAS CRIANÇAS: OLHANDO PARA OS PROCESSOS MEDIADORES

Autores

  • Leila Cristina Borges da Silva
Agências de fomento

Resumo

O presente trabalho procurou dar visibilidade aos mediadores envolvidos no processo de apropriação da leitura e da escrita pelas crianças, dentro e fora da escola. Compartilhando com Vygotsky (1984) a idéia de que para se entender algo é necessário estudá-lo nas dinâmicas das relações, ou seja, mergulhada no processo, a pesquisa foi realizada na sala de aula onde atuei como professora, em uma instituição privada de educação infantil. Elegi como referencial teórico os estudos da História Cultural (Chartier: 1996, Hébrard: 1996 e Fraisse: 1997) por meio dos quais procurei compreender as práticas de leitura e escrita analisando suas relações com os modelos históricos que as circunscrevem. Ao enfocar os relatos das crianças e de suas famílias, foi possível conhecer os mediadores presentes no processo de apropriação da leitura e da escrita: o mundo oral, a materialidade do livro, a imagem e as recordações de infância. Observei ainda que as crianças não são passivas diante das propostas de leitura consideradas “escolares” – burlam a vigilância exercida por mim como professora, formando uma rede de antidisciplina.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

DA SILVA, L. C. B. AS TRAJETÓRIAS DE LEITURA E ESCRITA PERCORRIDAS PELAS CRIANÇAS: OLHANDO PARA OS PROCESSOS MEDIADORES. Línguas & Letras, [S. l.], v. 6, n. 10, p. p. 273–285, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/794. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos em Educação