DOMÍNIO CULTURAL, RAZÃO INSTRUMENTAL E ESCLARECIMENTO EM T. ADORNO E M. HORKHEIMER

Autores

  • Elton Emanuel
Agências de fomento

Resumo

RESUMO: T. Adorno e Max Horkheimer se dispuseram a analisar não as causas da razão, como o fizeram empiristas e racionalistas, mas em entender os objetivos mais profundos dessa faculdade humana. Para entendê-la fizeram uma retrospectiva histórica, desde os mitos contidos na Ilíada e  Odisseia até os criados pela Modernidade, com o intuito de revelar as artimanhas daquilo que eles denominaram de “Esclarecimento”. Dirão que, ao mesmo tempo em que o esclarecimento é tentativa de vitória sobre as forças da natureza e sobre os temores humanos, é, também, uma forma de enclausurar o homem, não este ou aquele pertencentes a uma classe social, mas a humanidade em geral. O objetivo deste trabalho é, pois, é relacionar o conceito de esclarecimento às formas de domínio cultural do homem moderno, buscando explicar até que ponto as sociedades ocidentais são prisioneiras daquilo que elas acreditam ser o grande instrumento de libertação: a Razão.

PALAVRAS-CHAVE: Esclarecimento; Domínio Cultural;  Razão Instrumental.

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Publicado

30-01-2014

Como Citar

EMANUEL, E. DOMÍNIO CULTURAL, RAZÃO INSTRUMENTAL E ESCLARECIMENTO EM T. ADORNO E M. HORKHEIMER. Línguas & Letras, [S. l.], v. 14, n. 27, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/8511. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários