ANALOGIA ENTRE A TEMÁTICA SÓCIO-CULTURAL DE MACUNAÍMA E DAS PINTURAS DE TARSILA DO AMARAL: UMA POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DE SENTIDOS DOS TEXTOS LITERÁRIOS

Autores

  • Mônica Luiza Socio Fernandes
  • Bruna Kely de Jesus
Agências de fomento

Palavras-chave:

Literatura. Pintura. Ensino.

Resumo

Esta pesquisa objetiva estabelecer relações entre a temática sócio-cultural da obra Macunaíma e de algumas pinturas de Tarsila do Amaral, trazendo reflexões para o ensino de literatura no sentido de sugerir a busca pela ampliação dos sentidos dos textos literários. Discutiremos a importância da Literatura na escola, de acordo com o que é previsto nas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa. A pesquisa está pautada nas noções de intertextualidade advindas dos estudos de Bakhtin (2003), nos postulados de Souriau (1983), na crítica de Candido (2006), na Estética da Recepção, de Jauss (2002), Iser (1999) e nos textos de Bordini e Aguiar (1993).

Downloads

Publicado

03-02-2014

Como Citar

FERNANDES, M. L. S.; DE JESUS, B. K. ANALOGIA ENTRE A TEMÁTICA SÓCIO-CULTURAL DE MACUNAÍMA E DAS PINTURAS DE TARSILA DO AMARAL: UMA POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DE SENTIDOS DOS TEXTOS LITERÁRIOS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 14, n. 28, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/8678. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: LITERATURA, ENSINO E PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS