GRAMÁTICA: (RE)CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NOS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Alba Maria Perfeito
  • Terezinha da Conceição Costa-Hübes

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v6i11.874

Resumo

O ensino da gramática, na última década, vem sendo amplamente discutido por pesquisadores da linguagem que preocupam-se com os resultados negativos que tal ensino vem revelando. Tendo em vista essa preocupação, o que nos propomos, nesse artigo, é refletir sobre o trabalho gramatical docente do ensino fundamental e suas relações com a leitura e a escrita no que tange às concepções de linguagem e de gramática adotadas. Para isso, pretendemos discutir os procedimentos didáticos adotados por professores do ensino fundamental no que diz respeito ao desenvolvimento de atividades relacionadas à escrita e ao ensino da gramática e o processo de interação na relação professor/aluno. Além disso, analisar até que ponto  o livro didático interfere no encaminhamento dado pelo professor ao ensino da gramática. A nossa proposta é, na realidade, discutir a postura adotada para o ensino da gramática na escola diante das pesquisas e teorias vigentes sobre o ensino da língua materna e de que forma essa atitude está interferindo no ensino/aprendizagem do educando.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

PERFEITO, A. M.; COSTA-HÜBES, T. da C. GRAMÁTICA: (RE)CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NOS LIVROS DIDÁTICOS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 6, n. 11, p. p. 89–103, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v6i11.874. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/874. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos