CONCEPÇÕES DE ATENDIMENTO À CRIANÇA PEQUENA: CARIDADE, FILANTROPIA, ASSISTÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Flávia Anastácio de Paula

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v6i11.883

Resumo

O assunto que trata da criança como sujeito de direitos e com direito à Educação Infantil no Brasil é recente. A história das concepções de atendimento à infância mostra como foi longo e penoso esse processo. O atendimento à criança pequena, não como filho, mas como integrante da sociedade passou da caridade à filantropia e depois ao amparo assistencial e, finalmente, ao direito e ao atendimento educacional. Este texto tem o objetivo de compreender a constituição da etapa Educação Infantil na Educação Básica explicitando suas heranças. Considerando as concepções de atendimento que nortearam as rodas, as creches, os jardins e as pré-escolas, podemos compreender algumas características que, ainda hoje encontradas e fundamento para as ações e justificativas políticas.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DE PAULA, F. A. CONCEPÇÕES DE ATENDIMENTO À CRIANÇA PEQUENA: CARIDADE, FILANTROPIA, ASSISTÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL. Línguas & Letras, [S. l.], v. 6, n. 11, p. p. 235–250, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v6i11.883. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/883. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos em Educação