UMA ANÁLISE DA HETEROGENEIDADE DISCURSIVA EM REDAÇÕES PRODUZIDAS POR VESTIBULANDOS

Autores

  • Sanimar Busse

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v7i12.890

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma discussão ainda inicial sobre a heterogeneidade discursiva em redações produzidas por vestibulandos. As reflexões traçadas para a avaliação dos textos têm como referência os trabalhos de Authier-Revuz (1998) sobre heterogeneidade mostrada e constitutiva. Procuramos esboçar uma análise dos enunciados colhidos de redações a partir de condições de controle e negociação dos sentidos que se manifestam no interior das diferentes vozes acionadas nos enunciados. O sujeito, enquanto parte de um corpo histórico-social, passa a interagir com outros discursos, procurando, entre “o mesmo” e “o outro” (MAINGUENEAU, 2005), constituir-se sujeito autor do discurso. Linearmente, no fio do discurso, o locutor inscreve instâncias enunciativas revelando um discurso outro em momentos próprios da enunciação em que, no papel de observador, controla e negocia os sentidos possíveis. A investigação sobre o uso de aspas em redações produzidas por vestibulandos volta-se para uma análise das “formas marcadas da conotação autonímica”, enquanto estratégias de “controle-regulagem do processo de comunicação” (AUTHIER-REVUZ, 2004). O perfil argumentativo da língua acena para a presença de pistas enunciativas em que se denuncia um fazer discursivo, ora demarcado pela manutenção de uma tensão argumentativa, ora de um contorno argumentativo, em que se busca expor determinado ponto de vista marcado pela conquista da adesão do interlocutor. Tendo em vista os movimentos discursivos desencadeados no interior do texto, avalia-se que no processo de constituição do autor-autor explicita-se por meio de diferentes vozes que passam a ser contornadas, negociadas e controladas. A negociação e o controle manifestam-se nos enunciados no interior de movimentos argumentativos, em que a enunciação acena para estratégias traçadas para garantir possíveis orientações argumentativas.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

BUSSE, S. UMA ANÁLISE DA HETEROGENEIDADE DISCURSIVA EM REDAÇÕES PRODUZIDAS POR VESTIBULANDOS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 7, n. 12, p. p. 49–63, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v7i12.890. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/890. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Um Olhar na Ciência Linguística