AGIR EDUCACIONAL DO TUTOR DA EAD

Autores

  • Annie Rose dos Santos
Agências de fomento

Palavras-chave:

EaD, Tutor, ISD

Resumo

Neste  artigo, objetivamos contribuir para uma reflexão acerca do papel do tutor da Educação a Distância (EaD) no exercício de sua função mediante a análise e a identificação das representações construídas sobre o seu trabalho em seus próprios discursos, gerados mediante entrevistas semiestruturadas (BULEA, 2010). O quadro teórico-metodológico tem por base o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) em sua vertente mais didática (BRONCKART, 2003; 2005; DOLZ, NOVERRAZ e SCHENEUWLY, 2004; SCHNEUWLY, 2000; 2001; 2004; 2005) e o Interacionismo Social (IS) (BAKHTIN, 1980; 1993; 2003). Neste trabalho, apresento: (a) uma síntese dos aportes teórico-metodológicos, em que discorro acerca do quadro teórico do ISD e dos procedimentos de análise do agir humano representado em textos, b) aportes teóricos da entrevista de pesquisa para melhor fundamentar o uso desse instrumento; c) os discursos dos tutores. Na metodologia, exponho os dados gerados em uma IES pública do interior paranaense, constituídos por entrevistas semiestruturadas junto aos tutores do curso de Letras a Distância. Os resultados das análises dos depoimentos dos tutores permitiram a constatação da relevância desse profissional na modalidade de ensino a distância em nosso país.

Downloads

Publicado

11-09-2014

Como Citar

DOS SANTOS, A. R. AGIR EDUCACIONAL DO TUTOR DA EAD. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 28, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/9304. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: LINGUAGEM, SOCIEDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MANIFESTAÇÕES NA DIVERSIDADE