A REPRESENTAÇÃO DA PERSONAGEM NA PARÁBOLA JESUÂNICA “O BOM SAMARITANO”

Autores

  • Aliana Georgia Cerqueira
  • Vânia Lúcia Menezes Torga
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Fapesb

Palavras-chave:

Mimese, metáfora, gênero parábola.

Resumo

A investigação apresentada neste texto tem como objetivo analisar a representação na parábola jesuânica “O bom samaritano”, especificamente, suas personagens, problematizando o caráter amimético/mimético dessa categoria narrativa. Com breves descrições da personagem da tragédia de Sófocles – Édipo Rei, a pesquisa evidencia as principais características das narrativas grega e judaico-cristã, ao apresentar suas respectivas personagens com base em pressupostos sobre a mimese e a metáfora. O estudo indica uma pesquisa de caráter eminentemente bibliográfico, com fundamento na poética de Aristóteles (1973), pressupostos sobre a mimese, metáfora e parábola, norteados pelos estudos de Costa (1992), Le Guern (1976), Lockyer (2006), Lopes (1987), Sant’anna (2010) e Spina (1967). A pesquisa realizada permitiu a percepção dos discursos introduzidos pela arte literária, via representação, de modo que, a parábola estudada demonstra que seu autor utilizou uma linguagem narrativa adequada aos seus interlocutores, com temas do cotidiano, e construiu, assim, a estratégia para atingir seus objetivos didáticos. Essa arte de narrar histórias indicia também o conhecimento moral, filosófico ou religioso, mas esse saber, em geral, desvela-se pela representação dos tipos sociais. Na parábola analisada, a personagem metaforiza o sentido moral que o narrador apontava, confrontando conceitos que seu ouvinte defendia, mostrando-lhe seu “equívoco” na interpretação da Lei Moral judaica.

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Publicado

17-12-2014

Como Citar

CERQUEIRA, A. G.; TORGA, V. L. M. A REPRESENTAÇÃO DA PERSONAGEM NA PARÁBOLA JESUÂNICA “O BOM SAMARITANO”. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 30, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/9509. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários