CRENÇAS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL NA CIDADE DE PONTA PORÃ/MS

Autores

  • Rinaldo Vitor da Costa
  • Ivânia Patrícia Laguilio
Agências de fomento
nenhuma

Palavras-chave:

Crenças, Ensino-aprendizagem de língua inglesa, contexto

Resumo

Resumo: Esse estudo é um recorte de minha pesquisa de mestrado[1], que teve como objetivo a investigação das crenças sobre o ensino-aprendizagem de inglês de estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática de uma escola da rede federal de ensino, na cidade de Ponta Porã/MS, situada em uma região de fronteira seca com o Paraguai. No contexto, grande parte dos estudantes, vindos de escolas públicas da região, não estudou a língua inglesa no ensino fundamental, uma vez que a cidade encontra-se inserida em uma região de fronteira com o Paraguai, e oferece apenas língua estrangeira-Espanhol no currículo do Ensino Fundamental. O interesse pela pesquisa surgiu a partir de situações conflitantes entre a forma de ensinar do professor e a de aprender dos estudantes, principalmente daqueles que não haviam estudado a língua inglesa no ensino fundamental.  Buscou-se, então, estudar as crenças desses alunos, verificando como se processam no referido contexto, a fim de promover a reflexão do professor de forma a realizar ações de intervenção para diminuir os desencontros entre as formas de ensinar do professor e a forma que os alunos acreditam ser a correta para aprender.

Palavras-chave: Crenças; Ensino-aprendizagem de língua inglesa; Contexto

 


[1]Dissertação defendida em 24/07/2013, no Programa de Pós-graduação em Letras da UFGD.

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Publicado

11-09-2014

Como Citar

DA COSTA, R. V.; LAGUILIO, I. P. CRENÇAS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL NA CIDADE DE PONTA PORÃ/MS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 28, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/9678. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: LINGUAGEM, SOCIEDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MANIFESTAÇÕES NA DIVERSIDADE