2024-03-28T16:48:29Z
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2008-11-21T14:02:09Z
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"000101 2000 eng "
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10.5935/rl&l.v6i11.869
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ENTRE A FOLIA E A REPRESSÃO, A XICA CINEMATOGRÁFICA DE CARLOS DIEGUES
Freitas, Norma de Siqueira
A face mítica da rainha do Tijuco foi tecida, no curso do tempo, segundo versões multifacetadas. Algumas delas são, na atualidade, objeto de pesquisa. O foco central deste estudo prende-se à construção do mito pelo cinema. Assim, este artigo propõe-se, em especial, a analisar a tessitura fílmica Xica da Silva, de Carlos Diegues, propondo uma reflexão a respeito da expressão artística em época de censura e repressão: o período de ditadura militar, no Brasil do século XX. O mito é, então, revisitado por meio da linguagem visual. A heroína altiva oscila entre o puro amor e o amor carnal e erótico. Na releitura fílmica de Diegues, o confronto entre Eros e Tanatos dá-se simbolicamente através da paródia, da sátira e do cômico, ratificando, cada vez mais, o mito-mulher Chica da Silva.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2007-10-10 13:01:51
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Línguas & Letras; v. 6 n. 11 (2005)
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GLAUBER ROCHA E RUBEM FONSECA: UM NOVO MODO DE PRODUZIR CINEMA E LITERATURA NO BRASIL
Pires, Isabel Virginia de Alencar
Enfocando a época da ditadura militar no Brasil, o texto analisa alguns contos de Rubem Fonseca, publicados durante o período, bem como o movimento do Cinema Novo e a Estética da Fome, de Glauber Rocha, que revolucionaram o próprio modo de se fazer cinema no Brasil. Centrando a atenção na proposta cinematográfica de Glauber Rocha, o texto faz ainda uma aproximação entre os recursos utilizados por ele em filmes como Deus e o Diabo na Terra do Sol, Terra em Transe e Idade da Terra, e o Teatro Épico, de Bertolt Brecht.
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UM OLHAR SOBRE A INFÂNCIA EM ABRIL DESPEDAÇADO
Brun, André Adriano
Fortes, Rita Felix
Este artigo visa – seguindo-se um viés de análise e um referencial teórico preponderantemente sociológicos – tecer algumas considerações acerca da visão que pairava sobre a infância e sobre os filhos, na sociedade patriarcal brasileira, tomando como objeto de análise o filme Abril despedaçado, dirigido por Walter Salles, e as obras literárias Infância e Vidas secas, de Graciliano Ramos. O fio condutor do filme parte da perspectiva infantil, pois é o Menino que conta a história de violência que permeia as relações entre sua família e a família vizinha. Também Infância – livro memorialista – é narrado sob a ótica infantil, embora o narrador seja adulto. No romance Vidas secas, os filhos do casal sertanejo protagonizam dois capítulos intermediários e nem sequer são nomeados, o que aponta para a massificação dos demais indivíduos da família em detrimento do poder do pater famílias. Evidencia-se, a partir disso, que, as três produções retratam universos sociais e familiares centrados nas arcaicas relações patriarcais, que nelas, as crianças – e também os filhos já adultos – são desconsideradas, reprimidas e até hostilizadas, com vistas à manutenção da ordem. No filme, nota-se que os pais, à luz da tradição, exercem sobre os filhos o poder de vida e de morte, ou seja, os filhos, na luta pela posse das terras, têm de responder com a própria vida, para que a honra e a autoridade patriarcais sejam mantidas soberanamente. O único momento em que os filhos ganham status e identidade é quando, ao serem mortos em nome da honra dos pais e da família, suas fotografias são entronizadas na galeria dos antepassados, recebem vela votiva, e passam a ser cultuados e sacralizados.
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2007-10-10 13:01:51
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TEIA DE ARANHA: UM RELATO SENTIMENTAL SOBRE O CINEMA DE AKIRA KUROSAWA E OUTRAS ARTES
Sobrinho, Alexandre Lúcio
Enquanto um fantasma branco de um velho ou de uma mulher demoníaca fia uma linha translúcida e frágil em uma tenda, um samurai poderoso, com um punho fortemente cerrado sobre sua espada, percebe que seu destino está sendo desenrolado ali, e partir-se-á tão facilmente quanto o fio de uma teia de aranha. Um outro samurai, não tão jovem, mas com uma espada em riste, derrama seu sangue em terra familiar. Um menino e uma menina têm de vestir máscaras demoníacas a fim de sobreviver em um mundo que não permite a doçura. Estes são alguns dos personagens e dos temas encontrados freqüentemente na obra de Akira Kurosawa; motivos sinistros e dolorosos, recusados geralmente por mentes comuns, mas abraçados com coragem pelo gênio brilhante e sensível que transforma tudo isto em arte e beleza. Isto é o que procuraremos nesse ensaio: o casamento da beleza com o sofrimento em seus filmes, como aconteceu também em sua vida e foram encenados em seus filmes com suas leituras prediletas, as pinturas que admirava, a música da qual gostava, como uma parte essencial do trabalho científico, como disse Fritjoff Capra, n’O Tao da Física, refere-se a minha vida também, pois era inevitável, sendo um fotógrafo deste casamento como fui.
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LITERATURE AND THE REALM OF FILM ADAPTATION
Felix, José Carlos
Este artigo resultou, com algumas alterações, de parte da um dos capítulos da Dissertação de Mestrado do autor, intitulado “Film and Television Adaptation: A Comparitive Analysis of A Streetcar Named Desire Adaptations for Cinema and Television”, apresentada à UFSC em fevereiro de 2004. O objetivo do mesmo é discutir os principais postulados teóricos concernentes aos estudos em adaptação cinematográfica de textos literários, surgidos a partir da década de 1950. A discussão centra-se, principalmente, nos aspectos que envolvem o processo de adaptação cinematográfica, em especial, no processo de adaptação de romance e texto dramático para o cinema, através da análise de diferentes categorias de adaptação cinematográfica proposta por teóricos como Bluestone (1957), Wagner (1975), MacFarlane (1996) e Stam (2000).
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