2024-03-28T22:36:29Z
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/oai
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/10231
2017-10-20T10:00:48Z
linguaseletras:ED
v2
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10231
2017-10-20T10:00:48Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
v. 16 n. 32 (2015)
E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE: RELAÇÕES DIALÓGICAS EM UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA MARCA O BOTICÁRIO
Pugina, Rosana Letícia
2015-07-20
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dialogismo
propagandas
contos de fadas
pt_BR
Para Bakhtin, a unidade textual acontece pelo amplo e complexo quadro de relações de valores humanos que presidem a atividade de produzi-la. Assim, o discurso é sempre resultado de entrecruzamentos com outros textos, daí o aspecto coletivo do “eu”, marcado por outras vozes que se mesclam no discurso. Com base nisto, o objetivo deste trabalho é desvendar o diálogo, concretizado na estilização, que a campanha publicitária escolhida mantém com alguns contos de fadas conhecidos. A fundamentação teórica serão as descobertas e reflexões de Bakhtin (1997; 1998; 2011) sobre o caráter dialógico da linguagem, e os estudos de pesquisadores da sua obra, tais como Brait (2005; 2010), Fiorin (2006a; 2006b), dentre outros. A metodologiade pesquisa consistiu,à luz do conceito bakhtiniano de dialogismo, na leiturae na busca das relações dialógicas entre os textos e dos traços estilísticos da propaganda em relação aos contos infantis. Como resultado, alcançou-se a confirmação de que a propaganda é sempre memória de outros textos pelo seu caráter intertextual e interdiscursivo. Assim, quando o emissor criou a campanha a partir de vozes já conhecidas, despertou expectativa no receptor, com o qual travará um diálogo que, consequentemente, gerará uma réplica. No caso, o interesse do receptor pelo produto anunciado.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/10261
2017-10-20T10:00:47Z
linguaseletras:ED
v2
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2017-10-20T10:00:47Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
v. 16 n. 32 (2015)
ESCRITA ACADÊMICA: PROCESSO REFLEXIVO DO DIZER
Campos, Sulemi Fabiano
Alves, Elza Maria Silva de Araújo
2015-07-20
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Escrita acadêmica
Formas reflexivas do dizer
pt_BR
Neste artigo, objetivamos analisar formas reflexivas do dizer na escrita do discurso sobre os conceitos de variação e de mudança em quatro dissertações de mestrado selecionadas do portal domínio público – CAPES e defendidas nos anos de 1979, 1989, 2000 e 2011. Centramos nos pressupostos teóricos de Authier-Revuz (1998; 2004) no que confere à heterogeneidade enunciativa, mais especificamente nas formas reflexivas do dizer que se referem ao campo das não coincidências do dizer e, no que se refere à noção de interdiscurso, proposta por Pêcheux (2010). Os resultados apontam para dois processos de escrita reflexiva: um que representa discurso de forma transparente ou opacificada e outro que apresenta um discurso fonte do dizer.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/10697
2017-10-20T10:00:47Z
linguaseletras:ED
v2
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2017-10-20T10:00:47Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
v. 16 n. 32 (2015)
A CONSTRUÇÃO DO FUTURO NO DISCURSO SOBRE A PRIVATIZAÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÔES NA IMPRENSA
Pachi Filho, Fernando Felício
2015-07-20
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Imprensa. Análise do discurso. Privatização.
pt_BR
Nos anos 90 do século 20, o Brasil passa por mudanças significativas em seu modelo de desenvolvimento, com a retirada do Estado de atividades econômicas. Consideramos assim que o discurso sobre as privatizações constitui-se num lugar relevante para observação da recente história brasileira. Neste período, são realizadas as privatizações de empresas estatais, entre elas as de telecomunicações. Neste artigo, analisamos, com base nos princípios teórico-metodológicos da Análise do Discurso na tradição aberta por Michel Pêcheux, como a imprensa alimenta o imaginário de futuro no discurso sobre a privatização das empresas de telecomunicações. Para tanto, com o objetivo de compreender as relações discursivas estabelecidas na mídia comercial dominante, dedicamos nossa análise a um corpus de reportagens e artigos extraídos dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, que, em linhas gerais, apresentam uma tomada de posição a favor das privatizações e de mudanças no modelo de desenvolvimento brasileiro. A análise desenvolvida demonstra que são projetados no futuro benefícios para toda a sociedade. Assim, o passado é representado negativamente, pois teria produzido maus efeitos para a sociedade, devendo, portanto, ser rejeitado e negado em sua continuidade histórica. Nesta prática discursiva, a privatização é instaurada como marco simbólico de um período de prosperidade relacionado à modernidade e à construção da cidadania, que se situará num futuro a ser construído a partir deste acontecimento. Concentram-se assim sentidos positivos no futuro, que é relacionado diretamente às privatizações. Assim, a tomada de posição privatista dos jornais analisados tenta cristalizar o sentido de ´privado´como algo benéfico e desejável, estabilizando uma memória para o acontecimento discursivo da privatização. Esta gestão do tempo histórico produz, portanto, uma linha de continuidade entre presente e futuro e uma ruptura entre passado e presente, cujos vínculos são apagados para a produção do sentido positivo para a privatização das telecomunicações.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/10859
2017-10-20T10:00:49Z
linguaseletras:ED
v2
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10859
2017-10-20T10:00:49Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
v. 16 n. 32 (2015)
A CONSTRUÇÃO IDEOLÓGICA DO SUJEITO COLETIVO NOS RELATOS DE DEPENDENTES QUÍMICOS
Siqueira, Karina Aragão
2015-07-20
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Discurso. Relatos. Sujeito Coletivo
pt_BR
Neste trabalho, analisamos os relatos de dependentes químicos encontrados no site da clínica de tratamento CTVIVA, a partir da perspectiva da Análise do Discurso. Foi possível encontrar características em comum que os integram em uma posição ideológica que caracteriza a opinião do grupo de dependentes químicos cujos relatos dizem respeito à situação vivida. Também foi identificado um sujeito coletivo a partir dos relatos feitos por dependentes químicos internados na reportada clínica cujo site www.ctviva.com.br disponibiliza os dez relatos que constituem o corpus desta pesquisa. Analisamos a construção do processo ideológico que indica a posição de um grupo social a respeito da situação vivida a partir de três categorias criadas por Lefèvre (2005): (i) as expressões-chave, trechos dos depoimentos que facilitam a identificação das (ii) ideias-chave que, por sua vez, são demonstradoras dos sentidos de cada discurso analisado e a (iii) ancoragem que se resume na manifestação de uma ideologia que se destaca no discurso. A articulação das três categorias mencionadas nos possibilita à identificação dos participantes em uma categoria de situação vivida específica, segundo a proposta de categoria de situação vivida de Bertaux (2010). Os resultados indicam que há dois critérios que estabelecem uma relação de poder sobre os dependentes: a família e um bom tratamento clínico. A família destacando o seu apoio ao paciente e o bom tratamento como fator fundamental para o resultado positivo da recuperação do paciente. A construção de um sujeito coletivo evidenciou, portanto, a ideologia da clínica e do seu tratamento.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/10864
2017-10-20T10:00:47Z
linguaseletras:ED
v2
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10864
2017-10-20T10:00:47Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
v. 16 n. 32 (2015)
ACESSO À CULTURA: JOGO DE FORÇAS ENTRE O DIREITO À E O DIREITO DE PROPRIEDADE
Pavan, Paula Daniele
2015-05-03
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Análise do discurso
Acesso à cultura
Jogo de forças
pt_BR
Neste texto, sob a perspectiva da Análise do Discurso (AD) articulada por Michel Pêcheux, examinamos de que modo o enunciado “acesso à cultura” funciona e desencadeia efeitos de sentido no processo de reformulação da Lei de Direitos Autorais (LDA) nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Inicialmente, discutimos sobre a relação entre a noção de cultura e a esfera dos Direitos Autorais. Após, analisamos duas sequências discursivas (SDs) retiradas da Cartilha Consulta Pública para Modernização da Lei de Direito Autoral produzida, pelo Ministério da Cultura (MinC), com o objetivo de orientar acerca do processo de reformulação da LDA. A fim de sustentar a análise, também mobilizamos, no decorrer do texto, algumas noções teóricas, tais como arquivo, enunciado, formulação, formação discursiva e posição-sujeito. O gesto teórico-analítico permitiu compreender que os efeitos de sentido produzidos – pelo funcionamento do enunciado “acesso à cultura” – decorrem da materialização de um jogo de forças, nutrido pelas novas tecnologias, entre proteção (direito de propriedade) e acesso (direito à propriedade).
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/11350
2017-10-20T10:00:47Z
linguaseletras:ED
v2
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11350
2017-10-20T10:00:47Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
v. 16 n. 32 (2015)
A FAMÍLIA NO DISCURSO DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA TELEVISIVA DA MARGARINA “QUALY”: OUTRO MODELO, A MESMA HISTÓRIA
Oldoni, Sueza
Soares, Alexandre Ferrari
2015-07-20
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Discurso publicitário. Família. Margarina “Qualy”
pt_BR
Este trabalho trata do resultado de uma pesquisa de mestrado, a qual expõe uma análise de como os comerciais da margarina “Qualy”, veiculados na mídia televisiva, produzem um imaginário em torno de família. Neste sentido, levantamos a seguinte indagação: como se constituem os efeitos de sentido de família na campanha publicitária televisiva da margarina “Qualy”? Neste questionamento nos concentramos no objetivo de compreender o discurso da empresa Sadia, ao recorrer a uma campanha publicitária composta por oito comerciais da margarina “Qualy”, produzida em 2009. A proposta teórica é buscar, à luz da Análise de Discurso de orientação francesa de Michel Pêcheux e de Eni Orlandi, um caminho para compreender o funcionamento da construção desses efeitos de sentido de família que emanam do discurso de tal campanha, escolhida como materialidade de análise. A divulgação da campanha aconteceu por meio da mídia televisiva aberta nacional, durante os anos de 2009 e 2010. No desenrolar dos seus oito episódios conta uma pequena história sobre um determinado cotidiano familiar, composto por três membros: a mãe (Ana), o filho (Rafa) e a avó (Tereza), além de um quarto personagem que não reside com a família, mas que frequenta a casa, - o namorado da mãe (Beto). Com o processo de análise foi possível observar que, apesar de a superfície do discurso revelar uma organização de família contemporânea, as relações estabelecidas nessa família, mesmo que, por vezes, conflituosas, revelam substancialmente aquela família tradicional, a que sempre esteve presente nos anúncios publicitários, sobretudo, os de margarina.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/11351
2017-10-20T10:00:49Z
linguaseletras:ED
v2
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2017-10-20T10:00:49Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
v. 16 n. 32 (2015)
PROJEÇÕES DE IMAGENS DOCENTES PELOS DISCURSOS: REPRESENTAÇÕES E MEMÓRIAS
Leite, Maria Alzira
2015-07-20
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Discursos
professores
representações.
pt_BR
O presente artigo objetiva iluminar as representações acionadas por um grupo de educadores sobre o ser docente. A premissa que orienta este estudo é a de que as nossas crenças e os nossos valores são consolidados nas práticas das quais participamos. Então, apresenta-se algo e atualiza-se esse representar, de acordo com a nossa história de vida, com as nossas experiências individuais, por meio das interações. Para este estudo, foram gravadas respostas de entrevistas, as quais foram analisadas com vistas a mapear os movimentos das representações. Diante disso, propôs-se um percurso metodológico, pautado numa abordagem linguístico-textual-discursiva, à luz de princípios sociointeracionistas, com vistas a flagrar nos modos de enunciar dos participantes da pesquisa, regularidades que possam revelar novas configurações das imagens docentes ou acentuar àquelas já estabelecidas. De natureza explicativa e interpretativa; abordagem qualitativa, esta investigação nos fez perceber como os discursos podem revelar representações, pautadas nas ações coletivas e individuais, constitutivas do processo de construção da figura do profissional do ensino. Os exemplos discutidos revelam que os modos de enunciar, dos educadores, projetam imagens e sentidos ancorados numa memória, e estes se refletem em modelos elaborados e partilhados de professores, hoje, ressignificando os papéis, os posicionamentos e as representações com relação ao ser e ao fazer docente.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/11433
2017-10-20T10:00:49Z
linguaseletras:ED
v2
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2017-10-20T10:00:49Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
v. 16 n. 32 (2015)
DIÁLOGOS E SENTIDOS PRODUZIDOS NO/PELO DISCURSO PUBLICITÁRIO DE INSTITUTOS DE IDIOMAS
Bonvino Stafuzza, Grenissa
Vieira, Evelyn Cristine
2015-07-20
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diálogo
sentido
instituto de idiomas.
pt_BR
Objetivamos para o presente artigo analisar os diálogos que o discurso publicitário de institutos de idiomas, com a publicidade focalizada na divulgação de cursos de língua inglesa, estabelece com o sujeito-aluno, interlocutor potencial de tais publicidades, buscando compreender os efeitos de sentidos que podem ser produzidos e que circulam socialmente por tais diálogos. Para isso, fundamentamos o estudo considerando confluências teóricas entre o pensamento do Círculo de Bakhtin e a teoria do discurso de Michel Pêcheux, em especial, ao que concernem as noções de diálogo e sentidos produzidos no/pelo discurso publicitário de institutos de idiomas.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/11502
2017-10-20T10:00:47Z
linguaseletras:ED
v2
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11502
2017-10-20T10:00:47Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
v. 16 n. 32 (2015)
DISCURSOS SOBRE A EDUCAÇÃO NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Tavares, Mayara Barbosa
2015-07-20
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Quadrinhos
Discurso e Educação
pt_BR
O trabalho tem o objetivo de analisar os discursos e as formações discursivas sobre a educação, materializados nos quadrinhos de Calvin e Hobbes, de Bill Watterson; de Mafalda, de Quino e de Chico Bento, de Maurício de Sousa, e, também, estabelecer possíveis aproximações. A fundamentação teórica liga-se à Análise do Discurso de orientação francesa, com foco nas obras de Pêcheux (1990a; 1990b; 1999; 2006; 2009), levando em conta as noções de efeito de sentidos, condições de produção e formações discursivas. Tomam-se, ainda, as concepções de historicização de Maldidier (2003); os conceitos de dispositivo teórico e analítico de interpretação junto a Orlandi (2002) e as contribuições para o conceito de formação discursiva de Foucault (2004). Busca-se, para complementar, as noções de ideologia, polifonia e heterogeneidade conforme Bakhtin (1997; 2003) e Authier-Revuz (2004), pois são conceitos que contribuem para a teoria da AD. Para a teorização das histórias em quadrinhos, são utilizadas as obras de Eisner (2001; 2005), com foco nos conceitos de arte sequencial e narrativa gráfica; e de Ramos (2009a; 2009b; 2010), com as contribuições sobre a linguagem dos quadrinhos. Na vertente voltada para a teoria sobre a educação, o embasamento se dá na obra-síntese de Mizukami (1986) e as delimitações das abordagens de ensino/aprendizado; e para problematizar os discursos e as formações discursivas materializadas nos quadrinhos acerca da educação, tem-se como foco as obras de Paulo Freire (1979; 1987; 1991; 1996; 1997). A partir das análises dos discursos e, em especial, das formações discursivas, nos quadrinhos de Calvin e Hobbes, Mafalda e Chico Bento, concluímos que há aproximações, como a crítica sobre a abordagem tradicional de ensino e aprendizado. Constrói-se um repúdio à educação repressora, embasada na repetição e na autoridade docente, à educação meramente utilitarista e capitalista, ao planejamento rígido das aulas que não possibilita a interdisciplinaridade, à metodologia de avaliação, ao ensino/aprendizado distanciado da realidade dos discentes, ao preconceito linguístico, dentre outros.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/11536
2017-10-20T10:00:47Z
linguaseletras:ED
v2
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11536
2017-10-20T10:00:47Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
v. 16 n. 32 (2015)
REFLUXOS EPISTEMOLÓGICOS E FILOSÓFICOS NA CONSTITUIÇÃO DA ANÁLISE DO DISCURSO PECHEUXTIANA
Marques, Welisson
Marques, Doris Day Rodrigues
2015-07-20
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Análise do Discurso pecheuxtiana
bases filosóficas
marxismo
foucault.
pt_BR
Este artigo propõe apresentar influxos de bases epistemológica e filosófica constitutivas da Análise do Discurso de linha francesa (AD), pautando-se no constructo teórico erigido por Michel Pêcheux. Para ele, a interpelação cultural e sociohistórica do sujeito são determinantes na constituição dos sentidos e se imbricam ao materialismo histórico de base marxista, via Althusser; bem como à Psicanálise lacaniana e, também, à Linguística saussuriana. Seus escritos também sofreram interpelação de Michel Foucault, especialmente na dita “terceira época” da AD. Portanto, entre as duas correntes filosóficas que atravessam as ciências há séculos, a saber, a formalista-logicista e a racionalista-idealista, percebe-se que a AD pecheuxtiana tem estreita ligação com esta última.
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