2024-03-28T18:38:46Z
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/oai
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/2695
2011-08-17T18:13:24Z
linguaseletras:EPLC
LIMA BARRETO E A CRÍTICA: A PUBLICAÇÃO DE RECORDAÇÕES DO ESCRIVÃO ISAÍAS CAMINHA
Nogueira, Clara Asperti
Crítica literária
Lima Barreto
Recordações do escrivão Isaías Caminha.
The purpose of this paper is to analyze the critic bibliography concerning the writer Lima Barreto, from the time of publication, still in feuilleton, of his debut novel: Recordações do escrivão Isaías Caminha’s first pages. In this way, we’ll make an inventory of the official criticism about the writer's work as well to bring out the image of this criticism, at the 20th century beginning, created about Lima Barreto. Think about the reading of Lima Barreto’s work made by official literary criticism of 20th century is a productive way to redeem the literary criticism’s manner of performing, but also interesting way to show the creation of Lima Barreto’s stereotypes at that time.
O artigo tem como objetivo analisar a bibliografia crítica sobre o escritor Afonso Henriques de Lima Barreto a partir do momento da publicação, ainda em folhetins, das primeiras páginas do romance de estréia: Recordações do escrivão Isaías Caminha. Deste modo, pretende-se inventariar a crítica oficial acerca do trabalho do escritor bem como revelar a imagem que esta crítica, no limiar do século XX, disseminou sobre Lima Barreto. Ponderar sobre a leitura da obra limana feita através da crítica literária oficial do século XX é maneira fértil não só de resgatar o modo de atuação da crítica do período, mas também modo interessante de se revelarem os rótulos impostos a Lima Barreto no momento em questão.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2011-01-06
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/2695
10.5935/rl&l.v11i21.2695
Línguas & Letras; v. 11 n. 21 (2010)
1981-4755
1517-7238
por
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/2695/3611
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/3803
2011-08-17T17:42:28Z
linguaseletras:EPLC
THE GROPING ESSAY OF SAMUEL RAWET
O ENSAIO TATEANTE DE SAMUEL RAWET
Andrade, Leo Agapejev
Samuel Rawet
Martin Buber
ética.
Samuel Rawet has intended, by his essays, to bring questions about somepreocupations – and its ethical consequences, principally, according to my point of view on thispaper– which is imbricated to his fictional works. On his essays, as a matter of fact, the authorproposes questions and searchs for possible answers, despite these answers seem to be temporariesand anguishing answers to some concerns the author brings us as well as on his fictional works; or,we should say, mainly fictional, as in Rawet’ works the genre (form) we use to call a essay isdeeply influenced by the genre chronics. Thus, his essays are parallels to the short stories andnovels, in terms of development of latent questions which are commom to all his writings, toward apersonal and special perception of the world that reminds, inside out, Martin Buber’s philosophy.Regarding to this, we may say that his essay and fiction are complementary to each other – in spiteof being also independent to each other. These questions and its relation to the ethical concernsexpressed all over Rawet’s literature lead to important questions regarding the studies of his oeuvreas meaningful part of jewish-brazilian literature.
Samuel Rawet procurou, por meio do ensaio, levantar questões sobre preocupações – e suas consequências eminentemente éticas, a meu ver – que permeiam seu trabalho ficcional. Em seus ensaios, via de regra, o autor propõe perguntas e busca por respostas possíveis, ainda que provisórias e muitas vezes angustiantes, para inquietações que deixa transparecer também em sua obra ficcional; ou melhor, eminentemente ficcional, já que em Rawet o gênero (forma) ensaio tem fortes traços de crônica. Assim, sua produção ensaística anda lado a lado com a produção de contos e novelas, no desenvolvimento de questões subjacentes a toda a sua escrita e em direção a uma visão de mundo peculiar e especial que evoca, ainda que às avessas, a filosofia de Martin Buber. Dessa forma, pode-se dizer que ensaio e ficção complementam-se – ainda que sejam independentes entre si. O levantamento dessas questões e sua relação com a inquietação ética exprimida em toda a prática literária do autor traz, por sua vez, importantes questões concernentes ao estudo de sua obra como parte significativa da literatura judaica brasileira.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2010-11-24
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/3803
10.5935/rl&l.v11i21.3803
Línguas & Letras; v. 11 n. 21 (2010)
1981-4755
1517-7238
por
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/3803/3445
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/4063
2011-08-17T17:41:15Z
linguaseletras:EPLC
A FICÇÃO DA FICÇÃO: DERRAMAMENTOS DE UM “EU” EM ROBERTO BOLAÑO
Parrine, Raquel
Auto-ficção
Autobiografia
Literatura latino-americana contemporânea
Part of the work of the Chilean writer Roberto Bolaño, who died in 2003, seemsto be articulated from certain aspects of his self. In other words, the way he writes his ownname on the text, or, how do we answer the question: “who is “I” in this text?”. Many of hisshort-stories and novels, not to mention the poems, operate strategies of hide and exposure ofthat “I” that speaks. Those strategies point to an uneven reading of his works, according to theinscription of the given name. Using the short-stories “Detectives” (1997) and “Muerte deUlises” (2007), the novel Los Detectives Salvajes (1998) and the compendium EntreParéntesis (2004), this article articulates an analysis that compares Bolaño’s aestheticsstrategies regarding his own personal history. We’ll investigate the consequences of choosingthe signature Roberto Bolaño, or Arturo Belano, his alter-ego, to the essays, the interviews orthe fiction work. The question is not the verification of the truth within the fiction, but, moreprofoundly, pose the exam in the effect of reality that comes from the subject-effect. Writing,as it is, is considered as a vehicle to the construction of the “self”, that leads to the unstableoverflow of a identity that ultimately can never be Roberto Bolaño.
Parte da obra do escritor chileno Roberto Bolaño, morto em 2003, parece estar articulada a partir de certas figurações do seu “eu”. Muitos contos e romances, sem contar os poemas, operam estratégias de ocultamento e revelação desse “eu” que parecem apontar a uma leitura desigual dos seus escritos, conforme a inscrição que o nome próprio faz. A partir dos contos “Detectives” (1997) e “Muerte de Ulises” (2007), do romance Los Detectives Salvajes (1998) e do livro de ensaios Entre paréntesis (2004), o artigo articula uma leitura que veja em paralelo as estratégias estéticas de Bolaño ao tratar da própria história pessoal. Trata-se de, através da assinatura Roberto Bolaño ou Arturo Belano, seu alter-ego, desvelar as consequências decorrentes da colocação do eu tanto nestes contos como em entrevistas e nos ensaios. A questão não é a verificação da ficção com a realidade, ou seja, determinar o que há de real no que o autor diz que é ficção, mas ler o efeito do real como estratégia, realizada através do efeito-autor. A escritura, assim, é vista como o veículo de construção de um “eu”, que leva ao derramamento instável de uma personalidade que conferimos a Roberto Bolaño, mas que nunca poderia ser ele.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2010-11-24
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/4063
10.5935/rl&l.v11i21.4063
Línguas & Letras; v. 11 n. 21 (2010)
1981-4755
1517-7238
por
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/4063/3442
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/4079
2011-01-06T10:36:56Z
linguaseletras:EPLC
A LITERATURA NO TESTIMONIO DE MENCHÚ E O TESTIMONIO NA LITERATURA DE ANZALDÚA: PALAVRAS COMO ARMA
THE LITERATURE IN MENCHÚ’S TESTIMONIO AND THE TESTIMONIO IN ANZALDÚA’S LITERATURE: WORDS AS WEAPON
da Silva, Márcia Moura
Anzaldúa
Menchú
Testimonio.
Com base em algumas das definições de testimonio como gênero literário, este artigo compara as obras de Gloria Anzaldúa e Rigoberta Menchú, duas autoras que compartilham uma herança indígena e que parecem funcionar como mediadoras entre os mundos daqueles que elas vêem como opressores e oprimidos. As discussões apresentadas neste artigo baseiam-se diretamente no “Testimonio de Menchú”, um relato oral das atrocidades por ela testemunhadas na Guatemala na década de 1980, transformado em um livro escrito por Elisabeth Burgos, Debray, e alguns trechos das obras de Anzaldúa, escritora e teórica, que teve de aprender a viver cercada pelo preconceito contra os descendentes de mexicanos que vivem na fronteira do Texas com o México. Os principais objetivos deste artigo são: a) identificar os leitores implícitos de seus textos; e b) analisar o papel dos elementos literários em suas narrativas.
Based on some of the definitions of testimonio as a genre this paper compares the works of Gloria Anzaldúa and Rigoberta Menchú, two authors who share an Indian heritage and who seem to function as mediators between the worlds of those they see as the oppressors and the oppressed. This paper looks directly at “Menchú’s Testimonio”, an oral account of the atrocities she experienced in Guatemala in the 1980’s made into a book by Elisabeth Burgos-Debray and some excerpts of the works by Anzaldúa, a writer and theorist who had to learn to live surrounded by prejudice against Mexican descendants living in the Texan-Mexican border. The main objectives of this paper are: a) identify the implied readers of their texts; and b) examine the role of literary elements in their narratives.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2010-11-24
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/4079
10.5935/rl&l.v11i21.4079
Línguas & Letras; v. 11 n. 21 (2010)
1981-4755
1517-7238
por
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/4079/3395
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/4154
2011-01-06T10:36:56Z
linguaseletras:EPLC
THE GATHERING, OF ANNE ENRIGHT: A READING FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HISTORICISM
“O ENCONTRO”, DE ANNE ENRIGHT: UMA LEITURA SOB A ÓTICA DO NOVO HISTORICISMO
Chaves, Maria Inês
Reichmann, Brunilda T.
Literatura irlandesa
Anne Enright
Novo Historicismo.
After winning The Man Booker Prize, a prestigious English literary prize, with The Gathering, the Irish writer Anne Enright has achieved a considerable international prominence as a writer in the contemporary literary scene. The book tells the history of Veronica Hegarty, narrator and protagonist, who, after her brother’s suicide, goes through a difficult period in order to deal with the event. During this period, she reveals the history and conflicts of three generations of her family. This paper aims to present an analysis of this novel in the light of New Historicism as an introduction to its interpretation.
Ao receber o The Man Booker Prize, conceituado prêmio da literatura em língua inglesa, pelo romance The Gathering [O encontro], a irlandesa Anne Enright desponta como uma nova promessa no cenário da literatura internacional. O romance relata a história de Veronica Hegarty, personagem-narradora, que após o suicídio do irmão Liam, o mais próximo em idade e afinidade, passa por um difícil período de adaptação, durante o qual resgata a história e os conflitos de três gerações de sua família. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise do romance sob a ótica do Novo Historicismo, como uma introdução ao estudo e interpretação da obra.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2010-11-24
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/4154
10.5935/rl&l.v11i21.4154
Línguas & Letras; v. 11 n. 21 (2010)
1981-4755
1517-7238
por
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/4154/3441