2024-03-29T14:26:42Z
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oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/1309
2008-11-21T13:50:06Z
linguaseletras:ESP_II
nmb a2200000Iu 4500
"000101 2000 eng "
1981-4755
1517-7238
10.5935/rl&l.v1i1.1309
doi
dc
O imaginário na construção da realidade e do texto ficcional
de Pádua, Castro, Sandra
RESUMO: Este artigo representa uma tentativa de legitimar os estudos de literatura, tendo como base os estudos de Wolfgang Iser, sobre o fictício e o imaginário. Partindo de conceitos sobre realidade e ficção, almejou-se identificar a função do imaginário e dos textos ficcionais na constituição das sociedades e da vida humanas. Por uma visão da literatura além de determinações culturais, históricas ou psicológicas, que poderiam reduzi-la a mera cópia, este texto buscou romper a dicotomia ficção / realidade, realçando a interdependência desses conceitos. Para isso foi efetuada uma analogia entre o processo de criação textual e de leitura e o de realização do imaginário como fundamento da realidade.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2008-07-01 17:17:23
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Línguas & Letras; Número Especial - 2008
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2008-11-21T13:50:06Z
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"000101 2000 eng "
1981-4755
1517-7238
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dc
Expressões alegóricas da modernidade na publicidade
Dias da, SILVA, Acir
RESUMO: Tal proposta de estudo reflete sobre os emblemas da modernidade nas imagens da publicidade, especificamente a partir dos anúncios da revista Capricho, da década de 1970. Diante disso, as alegorias da marca compreendem tudo aquilo que a marca representa na mente do consumidor e, ao mesmo tempo, revela transfigurações das relações entre a arte da memória e conhecimento presentes na publicidade. Enfatizamos, nessas imagens, a multiplicidade de gêneros a partir do entrelaçamento de sentidos, tempos e espaços, saberes e conceitos presentes nas relações culturais do mito; seus padrões de comportamento, crenças, costumes, ou seja, suas configurações culturais e objetos de conhecimento sobressaltados no emaranhado mundo de sentidos estéticos e políticos persistentes no anúncio publicitário.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2008-07-01 17:17:23
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Línguas & Letras; Número Especial - 2008
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1981-4755
1517-7238
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dc
Estudo da publicidade como autoficção: possibilidades identitárias em propagandas sobre o Brasil
da Conceição, PEREIRA, Rosane
RESUMO: O artigo constitui um estudo do papel da publicidade como um espaço narrativo de autoficção propício à criação de novas possibilidades identitárias entre nós-brasileiros e o outro-estrangeiro, através de propagandas (comerciais), com base em textos de diferentes teóricos que tratam da questão da “escrita de si” na linha de pesquisa Literatura e Vida Cultural. Algumas peças publicitárias constituem o material para analisar as imagens possíveis em jogo na relação outros-sujeitos-nós.
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Línguas & Letras; Número Especial - 2008
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1981-4755
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A técnica e a ideologia nas ficções eletrônicas
de Souza, SÉRGIO FERREIRA, Rogério
RESUMO: Como se sabe, o processo de elaboração de uma narrativa digital envolve a utilização de sofisticados recursos técnicos. Em nosso ponto de vista, análises literárias no meio eletrônico devem levar em consideração o papel exercido pela tecnologia, na consideração de que a linguagem técnica presente nos softwares encontra-se atrelada a determinadas visões ideológicas que, em maior ou menor intensidade, deixam marcas no arcabouço estético de histórias que se realizam no meio eletrônico. Em nossa tentativa de comprovar estes argumentos, recorreremos, inicialmente, a alguns pensamentos de Martin Heidegger e Herbert Marcuse que, antes mesmo da popularização do computador, já demonstravam suas preocupações com o surgimento da palavra digitalizada. Em seguida, situaremos a escrita digital à luz de conceitos teóricos da contemporaneidade que privilegiam a interpolação entre o domínio do logos e o domínio da tékhne.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2008-07-01 17:17:23
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Línguas & Letras; Número Especial - 2008
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nmb a2200000Iu 4500
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10.5935/rl&l.v1i1.1313
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dc
A busca de uma linguagem intermídia na experiência do poeta Enzo Minarelli: considerações sobre 3 Vitre PAIR dischi di polipoesia
Marques, PENA, Brenda
RESUMO: Este artigo traz reflexões teóricas para a audição do disco 3 Vitre PAIR dischi di polipoesia, produzido pelo poeta, ator e escritor italiano, Enzo Minarelli dedicado à história e desenvolvimento da Poesia Sonora. Neste texto destaco as relações intermidiáticas presentes na Sound Poetry. Os poetas que trabalham com esta poesia intermídia, fazem do corpo, da voz e da máquina (sintetizadores, gravadores e instrumentos musicais) elementos constituintes de uma poética que permeia a busca pela “arte total”, aspirada pelas vanguardas artísticas do século XX como o happening e o surrealismo.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2008-07-01 17:17:23
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Línguas & Letras; Número Especial - 2008
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