2024-03-28T08:49:03Z
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/oai
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/1156
2013-03-01T11:57:28Z
linguaseletras:ISPSM
A EXCLUSÃO DOS IDOSOS NA MÍDIA IMPRESSA: O QUE É DITO E O QUE É SILENCIADO SOBRE ELES
Andrade, Eliane Righi de
Representações do Idoso
Mídia impressa
Identidade.
A proposta deste trabalho é discutir algumas representações deidosos que aparecem na mídia impressa (revista Veja), através da análise da materialidade linguística de recortes discursivos selecionados. Nosso objetivo é levantar questionamentos sobre a identidade do idoso na sociedade contemporânea, através do imaginário que é construído por esses meios de comunicação, numa perspectiva teórica dos discursos e dos estudos da identidade. Tal problemática se põe em relevância no momento em que a população envelhece e denega esse envelhecimento, em nome da busca de um imaginário da eterna juventude. Propomo-nos, com a análise, revelar um pouco do imaginário social do idoso veiculado por essa mídia e problematizar as identidades propostas aos idosos por esses veículos deinformação, buscando desconstruir estereótipos e produzir novos olhares sobre a velhice, de forma a disseminar tal debate em outras instâncias discursivas, como o discurso pedagógico.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2000-01-01
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https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/1156
10.5935/rl&l.v13i24.1156
Línguas & Letras; v. 13 n. 24 (2012)
1981-4755
1517-7238
por
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oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/1197
2013-03-01T11:57:28Z
linguaseletras:ISPSM
FENÔMENOS DE CONTATO LINGUÍSTICO: UM ESTUDO SOBRE O PORTUGUÊS E O DIALETO SUÍÇO-ALEMÃO
Karnopp, Andreia Caroline
von Borstel, Clarice Nadir
Línguas em contato
Bilinguismo
Português suíço-alemão.
O presente estudo tem como objetivo discorrer sobre a variedade minoritária suíço-alemã no Brasil, mais especificamente em um distrito de Cafelândia, Paraná. Para esta finalidade, consideram-se fatores extralinguísticos (o contexto familiar) e linguísticos (alternância de código e mistura de línguas). A pergunta básica que orienta esta pesquisa é como se caracteriza e como se usa o dialeto suíço-alemão em contato com o português, e como esse idioma minoritário “sobrevive” se é adquirido em uma comunidade monolíngue de fala portuguesa, no Sul do Brasil. Notou-se, através de entrevistas e observação participante em três gerações de descendentes helvéticos (relativo à Helvécia ou Suíça), que, ao decorrer do tempo, o suíço-alemão, que primeiro era “língua” materna, foi substituído quase que completamente pelo português. Mesmo assim, pode-se perceber que persiste a iniciativa de conservar o dialeto suíço-alemão no Brasil, sendo que vários descendentes dos entrevistados bilíngues (re)migraram para a Suíça.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2000-01-01
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10.5935/rl&l.v13i24.1197
Línguas & Letras; v. 13 n. 24 (2012)
1981-4755
1517-7238
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2013-03-01T11:57:28Z
linguaseletras:ISPSM
"SHE WAS ALWAYS BY OUR SIDE": PERCEPTIONS OF INCLUSION BY VISUALLY IMPAIRED STUDENTS IN ENGLISH CLASSES
“ELA SEMPRE TAVA DO NOSSO LADO”: PERCEPÇÕES DA INCLUSÃO POR ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Medrado, Betânia Passos
Silva, Rosyclléa Dantas
aprendizagem de língua estrangeira – deficiente visual – afetividade
ABSTRACT: Educational policies in Brazil, in the past few years, have recommended the inclusion of visually impaired students in mainstream schools. Considering Vygotsky’s (2000;2008) cultural historical theory of learning and development; Maturana’s (2002) and Tomasello’s (2003) studies on social cognition, this article aims at analyzing the way two students conceive the process of inclusion in an English language classroom. An interview with the students made it possible to observe the positive impact that didactic strategies and the teacher´s attitudes had on the way these students faced learning and the foreign language. KEY WORDS: foreign language learning – blind students - affectivity
As políticas educacionais no Brasil, nos últimos anos, têm recomendado a inclusão de alunos deficientes visuais nas escolas regulares. Este artigo leva em consideração a complexa relação entre cognição e afetividade e, fundamentando-se na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky (2000; 2008) e nos estudos de Maturana (2002) e Tomasello (2003), objetiva analisar como dois alunos deficientes visuais compreendem o processo de inclusão em uma sala de aula de língua inglesa. A partir das vozes desses alunos, foi possível observar o impacto positivo que as estratégias didáticas e as atitudes da professora dessa disciplina tiveram na maneira como esses alunos passaram a conceber a aprendizagem e o idioma estrangeiro. PALAVRAS-CHAVE: aprendizagem de língua estrangeira – deficiente visual – afetividade
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2012-08-21
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https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/6632
10.5935/rl&l.v13i24.6632
Línguas & Letras; v. 13 n. 24 (2012)
1981-4755
1517-7238
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oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/6955
2013-03-01T11:57:28Z
linguaseletras:ISPSM
DIVERSITY, TEACHING AND LANGUAGE: WHAT CHALLENGES AND COMMITMENTS WILL THE CONTEMPORARY LANGUAGE PROFESSIONAL FACE?
DIVERSIDADE, ENSINO E LINGUAGEM: QUE DESAFIOS E COMPROMISSOS AGUARDAM O PROFISSIONAL DE LETRAS CONTEMPORÂNEO?
Siqueira, Sávio
Diversidade
Ensino
Linguagem
Profissional de Letras.
In general, diversity can be conceptualized as the expression of opposites (BARROS, 2008). Despite the homogenization of several kinds and in the various areas promoted by the current process of globalization, the so-called ‘flat world’ will never be able to express the whole without considering the parts. In such a context of different ways of being in the world, language learning is a crucial condition for citizenship education, it is the key to get to know other people (BYRAM, 2006). Because of that, educational processes have been going through significant changes, fostering, among other things, postures aligned with the new world order, where the preparation of learners to able to exercise their rights at a global level and take advantage of mechanisms which guarantee their intercultural citizenship, has continually gaining ground. Linguistic education has been taking a similar path. In its scope, discourses and pedagogical practices which take into consideration the sociopolitical character of any educational process start to be required. In other words, it has been demanded an egalitarian linguistic education which, above all, struggles for diversity and is able to guarantee total inclusion, creating ample opportunities, especially for those learners who come from less privileged classes and historically marginalized groups. Having human diversity in the background, the article aims to discuss the role of the contemporary language teaching professional, highlighting the challenges and commitments which await them at different levels, and the central position this professional occupies at this crucial moment of the global society in which we fight for the historical, cultural and social (re)construction of our differences.
Em linhas gerais, podemos conceituar diversidade como a expressão de opostos (BARROS, 2008). Apesar de o atual processo de globalização preconizar homogeneização de vários tipos e nas mais diversas áreas, o suposto ‘mundo plano’ jamais poderá expressar o todo sem considerar as partes. Nesse contexto de diferentes formas de se estar no mundo, a aprendizagem de línguas é condição fundamental para a educação para a cidadania, é a chave para se conhecer outros povos (BYRAM, 2006). Sendo assim, os processos educacionais têm passado por mudanças significativas, suscitando, dentre outras coisas, posturas condizentes com a nova ordem mundial, onde a preparação de aprendizes para exercerem seus direitos em nível global e se apoderarem de mecanismos que garantam sua cidadania intercultural vem, cada vez mais, conquistando espaço. A educação linguística não foge à regra. Nas suas hostes, começam a ser demandados discursos e práticas pedagógicas que levem em consideração o caráter sociopolítico de todo processo educacional. Isto é, uma educação linguística acima de tudo igualitária, que preze pela diversidade e privilegie a inclusão ampla e irrestrita, abrindo espaço, principalmente, para aprendizes oriundos de classes menos abastadas e de grupos historicamente marginalizados. Tomando a questão da diversidade humana como pano de fundo, o artigo pretende discutir o papel do profissional de Letras contemporâneo, chamando a atenção para os desafios e compromissos que o aguardam em diferentes níveis e para a posição central que este ocupa no momento crucial da sociedade global em que se luta pela (re)construção histórica, cultural e social de nossas diferenças.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2000-01-01
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https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/6955
10.5935/rl&l.v13i24.6955
Línguas & Letras; v. 13 n. 24 (2012)
1981-4755
1517-7238
por
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oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/6957
2013-03-01T11:57:28Z
linguaseletras:ISPSM
GEO-SOCIOLINGUISTIC INVESTIGATIONS: CONSIDERATIONS FOR A DESCRIPTION OF VARIATION PHENOMENA
INVESTIGAÇÕES GEOSSOCIOLINGUÍSTICAS: CONSIDERAÇÕES PARA UMA DESCRIÇÃO DOS FENÔMENOS DA VARIAÇÃO
Busse, Sanimar
variação linguística
princípios teóricos e metodológicos
Sociolinguística e Dialetologia
This paper presents some discussions on the theoretical and methodological principles of the studies on language variation. The reflections take the socio-historical context as an element that affects the performance of speech time and space. Language, more specifically its realization in speech, is taken as belonging to the social order, i.e., as an element that relates to the way of life of individuals, groups and societies, which, through social networks and their entanglements, depict the dynamic and complex set of social relations. Registered in its most alive realization, speech is the axis to which converge multiple connections and different levels of society. This dynamic relationship between language and society, according to the studies of Sociolinguistics and Dialectology, provides the elements for examining the phenomena manifested in speech. The theoretical and methodological approach delineated in this paper does not exhaust the principles that underpin the studies on variation, but it congregates some reflections on the conditions in which the language description can provide elements for a review of the behavior of speakers given the history and culture of the community.
Apresentamos neste trabalho algumas discussões sobre os princípios teóricos e metodológicos dos estudos da variação linguística. As reflexões tomam o contexto sócio-histórico como elemento que condiciona a realização da fala no tempo e no espaço. A língua, mais especificamente a sua realização na fala, é tomada como pertencendo à ordem do social, ou seja, como elemento que reporta ao modo de viver das pessoas, dos grupos e das sociedades, que, por meio de redes sociais e de seus entrelaçamentos retratam o dinâmico e complexo jogo das relações sociais. Registrada na sua realização mais viva, a fala é o eixo ao qual se unem e estabelecem diversas conexões, diferentes instâncias da sociedade. Essa dinâmica relação entre língua e sociedade, segundo os estudos sociolinguísticos e dialetológicos, fornece os elementos para a avaliação dos fenômenos que se manifestam na fala. O percurso teórico e metodológico traçado neste trabalho não esgota os princípios que sustentam os estudos variacionistas, mas reúne algumas reflexões sobre as condições pelas quais a descrição da língua pode fornecer elementos para uma avaliação sobre o comportamento dos falantes diante da história e da cultura da comunidade.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2000-01-01
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https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/6957
10.5935/rl&l.v13i24.6957
Línguas & Letras; v. 13 n. 24 (2012)
1981-4755
1517-7238
por
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/6957/5151