2024-03-29T07:46:31Z
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/oai
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/8278
2017-05-18T10:49:16Z
linguaseletras:LEPTM
v2
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2017-05-18T10:49:16Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Número Especial - Literatura, Ensino e Perspectivas Teórico-metodológicas
HIMMELFARB: O PAPEL DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE PERCEPÇÃO (CULTURAL)
Mathias, Dionei
2014-02-03
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Michal Krüger
Himmelfarb
emoções.
pt_BR
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/8413
2017-05-18T10:49:31Z
linguaseletras:LEPTM
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2017-05-18T10:49:31Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Número Especial - Literatura, Ensino e Perspectivas Teórico-metodológicas
MÉTODO PARA ENCONTRAR O FEITO
Santos, Marilha Naccari
2014-02-03
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método
Edgar Allan Poe
Carlo Ginzburg
pt_BR
Edgar Allan Poe escreve um ensaio para proporcionar ao leitor o conhecimento da forma como ele criou uma das suas obras mais difundidas, o poema O corvo. Carlos Ginzburg revisita sua trajetória para a construção de sua linha de pesquisa a respeito da feitiçaria e como deu-se a escolha do objeto base desta pesquisa e em especial do estudo intitulado Andarilhos do bem. Ambas falam sobre o método do desenvolvimento de seus trabalhos, mas adotam posturas contrárias sobre a força que os domina. A regra e a intuição. O ideal e a vontade. Mediando esta diferença este texto segue o paradigma do método de Giorgio Agamben. Considerando que o método é apenas a descrição do feito já concluído e não uma forma já pré-conhecida que pode construir uma inovação.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/8418
2017-05-18T10:49:43Z
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2017-05-18T10:49:43Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Número Especial - Literatura, Ensino e Perspectivas Teórico-metodológicas
O PROTAGONISMO DA CONSCIÊNCIA NARRATIVA EM BUFO & SPALLANZANI: QUANDO O NARRADOR É ESCRITOR E ASSASSINO
de Sá, Ana Paula dos Santos
2014-02-03
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Rubem Fonseca
Literatura Policial
Metaficção.
pt_BR
Este artigo tem por objetivo analisar em que medida o livro Bufo & Spallanzani (1985), do escritor brasileiro Rubem Fonseca, aproxima-se e/ou afasta-se de algumas características basilares atribuídas ao Romance Policial, principalmente à luz da teoria de Tzvetan Todorov. Para isso, a leitura aqui desenvolvida volta-se ao estudo da figura multifacetada do narrador, que na condição de escritor e assassino acaba por assumir o protagonismo comumente conferido ao detetive. Portanto, visa-se esclarecer quais são as implicações, estéticas e/ou de outra ordem, da voz dada ao assassino-escritor, bem como qual é o papel do investigador enquanto personagem secundário.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/8523
2017-05-18T10:49:56Z
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2017-05-18T10:49:56Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Número Especial - Literatura, Ensino e Perspectivas Teórico-metodológicas
HÁ CRIAÇÃO NA ADAPTAÇÃO?
Klamrt, Valdemir
2014-02-03
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Adaptação cinematográfica
processo criativo
cinema.
pt_BR
O texto reflete sobre o processo de criação e adaptação de obras literárias para o cinema. Qual é o ponto de vista dos teóricos, escritores, roteiristas e cineastas sobre estes processos? Como estudo de caso, analisa o filme Alice no País das Maravilhas do diretor Tim Burton.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/8613
2017-05-18T10:50:06Z
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2017-05-18T10:50:06Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Número Especial - Literatura, Ensino e Perspectivas Teórico-metodológicas
LITERATURA, PARA QUÊ? HEGEL LEITOR DE GOETHE OU DA RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NO IDEALISMO ALEMÃO
Agostinho, Larissa Drigo
2014-02-03
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formação
educação
Luzes.
pt_BR
O objetivo deste artigo é apresentar quais seriam as relações entre a obra de Goethe e a filosofia hegeliana no interior do projeto político e filosófico do idealismo alemão. Pensaremos a relação entre literatura e filosofia no contexto político do idealismo, buscando na filosofia uma resposta para a pergunta: “pra que serve a literatura?”.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/8678
2017-05-18T10:50:24Z
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2017-05-18T10:50:24Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Número Especial - Literatura, Ensino e Perspectivas Teórico-metodológicas
ANALOGIA ENTRE A TEMÁTICA SÓCIO-CULTURAL DE MACUNAÍMA E DAS PINTURAS DE TARSILA DO AMARAL: UMA POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DE SENTIDOS DOS TEXTOS LITERÁRIOS
Fernandes, Mônica Luiza Socio
de Jesus, Bruna Kely
2014-02-03
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Literatura. Pintura. Ensino.
pt_BR
Esta pesquisa objetiva estabelecer relações entre a temática sócio-cultural da obra Macunaíma e de algumas pinturas de Tarsila do Amaral, trazendo reflexões para o ensino de literatura no sentido de sugerir a busca pela ampliação dos sentidos dos textos literários. Discutiremos a importância da Literatura na escola, de acordo com o que é previsto nas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa. A pesquisa está pautada nas noções de intertextualidade advindas dos estudos de Bakhtin (2003), nos postulados de Souriau (1983), na crítica de Candido (2006), na Estética da Recepção, de Jauss (2002), Iser (1999) e nos textos de Bordini e Aguiar (1993).
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/8699
2017-05-18T10:51:16Z
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2017-05-18T10:51:16Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Número Especial - Literatura, Ensino e Perspectivas Teórico-metodológicas
O COTIDIANO PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DA LEITURA NA BIBLIOTECA E. E. PRESIDENTE TANCREDO NEVES: UMA EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE ESCOLAR DE DOURADOS - MS
Carvalho, Markley Florentino
Pinheiro, Alexandra Santos
2014-02-03
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Práticas de leitura
Biblioteca da escola
Mediação.
pt_BR
Este artigo resulta do trabalho parcial da pesquisa “Representações de leituras literárias construídas a partir da história e da memória nas bibliotecas da comunidade escolar em Dourados-MS”[1]. Foi analisada a documentação dos projetos de leitura que fomentaram a criação e as atividades da biblioteca, quanto às práticas de leitura no cotidiano pedagógico em interface com a formação dos leitores em sua respectiva escola mantenedora. Os projetos de formação de leitura analisados foram “Projeto de Leitura Ensino Fundamental 1 ao 5 º Ano” e “Ensinando a Ler o Mundo”, desenvolvidos pela biblioteca da escola E.E. Presidente Tancredo Neve da rede estadual de ensino de Dourados-MS. Realizou-se a investigação também das condições existências das bibliotecas e os modos de leitura que elas oportunizaram por meio do acesso ao acervo literário e a partir de práticas sociais de incentivo a leitura, fomentadas entre a biblioteca e as salas de aula. Um acervo literário precisa ser somado às práticas de mediação da leitura na contribuição de uma efetiva formação de leitores em comunidades escolares por meio da presença e atuação da biblioteca escolar.[1] Dissertação defendida em jun. de 2013.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/9023
2017-05-18T10:50:59Z
linguaseletras:LEPTM
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2017-05-18T10:50:59Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Número Especial - Literatura, Ensino e Perspectivas Teórico-metodológicas
O DESPERTAR DO LEITOR EM TERRA SONÂMBULA
Marozo, Luis Fernando da Rosa
Teixeira Porto, Michelli Luceiro
2014-02-03
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pt_BR
O romance Terra Sonâmbula (1992), do escritor moçambicano Mia Couto, foi publicado precisamente no ano em que termina a guerra civil. O enredo gira em torno da leitura dos cadernos de Kindzu pelo menino Muidinga para o velho Tuahir. Essa leitura torna-se ponto de fuga de uma terra assolada e de uma vida desesperançosa para converter-se em porta de entrada para os sonhos. A narrativa permite o estudo de estratégias compositivas, porém as abordadas aqui promovem a instância do leitor tendo como pressupostos teóricos os estudos de Umberto Eco e de Roland Barthes. O intuito é demonstrar como estes personagens/leitores se manifestam nos planos da obra e buscam na hibridez a proclamação da identidade nacional. Assim, os leitores-empíricos são convidados a despertarem, apostarem, decifrarem enigmas distribuídos por Mia Couto ao longo do romance, numa posição de desautomatização.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/9058
2017-05-18T10:50:35Z
linguaseletras:LEPTM
v2
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2017-05-18T10:50:35Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Número Especial - Literatura, Ensino e Perspectivas Teórico-metodológicas
O PORCO-ESPINHO DE NOVALIS (CONSIDERAÇÕES SOBRE O FRAGMENTO COMO FORMA)
Gomes, Maurício dos Santos
2014-02-03
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Fragmento literário
romantismo alemão
Novalis.
pt_BR
Este trabalho tem por objetivo discutir o fragmento literário, tal como ele se apresenta na produção dos primeiros romântico alemães, em particular na obra de Novalis. Para tanto, tomaremos como objeto de estudo o conjunto de fragmentos publicados pelo autor alemão em 1798, Pólen. Enquanto gênero híbrido, o fragmento literário problematiza as fronteiras entre literatura, filosofia e crítica, de modo que o ato criativo (poiesis) seja valorizado em sua capacidade reflexiva, assim como a forma de exposição em sua dimensão crítica. Pensada como forma destinada ao livro, a escrita fragmentada pressupõe não apenas a presença implícita de um leitor, como também sua intervenção nas lacunas deixadas pelo texto. Por trás disso, reside a noção de um pensar e de um escrever em processo interminável de devir.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/9223
2017-05-18T10:50:47Z
linguaseletras:LEPTM
v2
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2017-05-18T10:50:47Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Número Especial - Literatura, Ensino e Perspectivas Teórico-metodológicas
O SR. TAVARES: UM PASSEIO PELO BAIRRO DE GONÇALO M. TAVARES
Provase, Lucius
2014-02-03
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pt_BR
É um consenso crítico que uma das principais ferramentas técnicas daquilo que se convencionou chamar literatura pós-moderna é a intertextualidade. O conceito é pensado em seu sentido amplo, englobando as idéias de citação, referência, paródia, paráfrase; enfim, todos os mecanismos que coloquem um texto em contato com o outro. A proposta no artigo que se segue é discutir, primeiro, se a maneira como o português Gonçalo Tavares trabalha com a literatura na coleção O Bairro coloca-nos frente a uma maneira diferente de lidar com a tradição literária e, de alguma maneira, com o fazer crítico; em segundo lugar, tomando o texto do escritor a partir desse viés, ampliar o alcance do conceito de intertextualidade.