2024-03-29T15:24:30Z
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/oai
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/5486
2018-12-04T19:45:32Z
linguaseletras:LIEN
FOR A SOCIOINTERACIONIST CONCEPTION OF LANGUAGE: GUIDELINES FOR THE TEACHING OF PORTUGUESE
POR UMA CONCEPÇÃO SOCIOINTERACIONISTA DA LINGUAGEM: ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Linguagem
Ensino
Interação
The text displayed here makes considerations around the social interaction conception of language and, based on that, understands it as a fundament for didactic and methodological approaches of language teaching and, similarly, relates it to social practices, which means understanding the interactions as fundamental for the process of development and learning of the human being. To do so, this text goes back to Vygotsky, according to whom the relationships of interaction are favorable to the development of language, as the beginning and the development of cognition are charged upon language and social interactions. We discussed language – which is conceived as a historical fact and the result of collective actions that men developed in working processes along history – through a theoretical standpoint.
Este texto reflete sobre a concepção sociointeracionista da linguagem e, a partir disso, a pressupõe como base para encaminhamentos didático-metodológicos do ensino da língua e, na mesma medida, a relaciona às práticas sociais de uso, o que significa compreender as interações como fundamentais para o processo de desenvolvimento e aprendizagem do ser humano. Para tanto, retoma um pouco o que disse Vygotsky sobre as relações de interação como favoráveis ao desenvolvimento da linguagem, já que são facultados à linguagem e às interações sociais a gênese e o desenvolvimento cognitivo. Pensamos a linguagem, sob o viés teórico, como fato histórico, resultado de ações coletivas que os homens desenvolvem, no processo de trabalho, ao longo de sua história.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2011-08-08
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5486
Línguas & Letras; Número Especial - XIX CELLIP
1981-4755
1517-7238
por
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5486/4178
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/5487
2018-12-04T19:45:32Z
linguaseletras:LIEN
BAKHTINIAN CONCEPTS IN THE WRITTEN TESTABSTRACT
CONCEITOS BAKHTINIANOS NA PROVA DE REDAÇÃO
Menegassi, Renilson José
Conceitos Bakhtinianos
Prova de Redação
Ensino
The study discusses the way the bakhtinian concepts are used and developed in the construction, application, production and assessment in the written test during the university entrance examination. The concepts underlying the written production in that situation are: its purpose, the interlocutors involved, the genre to be observed, the social circulation of that genre, its textual support and the author’s position. Analyses of samples of texts written by candidates demonstrate that the use of those concepts in the instructions for the test allows the production of texts with authorship signs. Those signs show up as a result of the dialogic process in the written production.
O texto discute como os conceitos bakhtinianos são aproveitados e trabalhados na construção, aplicação, produção e avaliação em prova de Redação, em situação de Concurso Vestibular. Os conceitos que subsidiam a produção escrita nessa situação são: finalidade, interlocutor, gênero textual, circulação social, suporte textual e posição do autor. As análises de exemplos de texto produzido por candidato demonstram que a determinação dos conceitos no comando de solicitação da prova permite a produção de texto com marcas de autoria, que se manifestação através do dialogismo na escrita.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2011-08-08
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5487
Línguas & Letras; Número Especial - XIX CELLIP
1981-4755
1517-7238
por
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5487/4179
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/5488
2018-12-04T19:45:32Z
linguaseletras:LIEN
MEMORY: REPORTS FROM A PORTUGUESE PROFESSOR
MEMÓRIA: RELATOS DE UMA PROFESSORA DE PORTUGUÊS
Galan, Maria Raquel
Memória
Língua Portuguesa
Ensino
Projeto “O texto na sala de aula”
The purpose of this paper is to describe facts related to my experience as Portuguese Professor in the West of Paraná. My memory from 1982 to 1987 is marked by a proposal of mother language teaching that is the resulted of the work of ASSOESTE/UNICAMP which tried to interfere in the traditional work of the classroom. We are going to remember actions that resulted into `The text in the classroom´ project that took place in the West, and after that all Paraná. The history recuperation enables the event registers, and the reflection about the past experience makes it possible a present clear analysis from the perspective of the building of more conscious and productive future actions.
O objetivo desse trabalho é relatar fatos relacionados à minha experiência como professora de Língua Portuguesa no Oeste do Paraná. A minha memória percorrerá o período de 1982 a 1987, época em que uma proposta de ensino de língua materna, resultado do trabalho conjunto ASSOESTE/UNICAMP, procurou intervir no trabalho tradicional que se praticava em sala. Lembraremos ações que resultaram do projeto “O texto na sala de aula”, as quais, iniciadas no Oeste, atingiram todo o Paraná. A recuperação da história possibilita que se registrem acontecimentos de uma época, e a reflexão sobre a experiência passada torna possível uma análise lúcida do presente na perspectiva da construção de ações futuras mais conscientes e mais produtivas.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2011-08-08
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5488
Línguas & Letras; Número Especial - XIX CELLIP
1981-4755
1517-7238
por
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5488/4181
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/5489
2018-12-04T19:45:32Z
linguaseletras:LIEN
TEXT GENDERS AND DIDATIC TOOLS FOR TEACHING AND LEARNING PORTUGUESE
GÊNEROS TEXTUAIS E FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Nascimento, Elvira Lopes
Gêneros textuais
Ferramentas Didáticas
Ensino
The aim of this article is to propose thoughts on the process of teacher formation, theoretically based on the principles of discourse as social interaction that defend the idea that the development of people happens in social activities, in an environment constituted and organized by different pre-constructions and by means of mediation processes, mostly language-related ones. Thus, since birth, people can get these so-called social pre-constructions, what permit their development and, dialectically, enables them to contribute for their own permanent transformation. With this in mind, we assume that the role of the linguist in activities related to teacher formation goes far beyond the supply of subjects adequate for teaching, for this work approaches all the levels of educational activity, with a critical, collaborative and methodologically and theoretically developed attitude.
Neste texto, mostramos que os processos de formação contínua de professores constituem um campo fértil para uma postura ativa na produção de conhecimento científico, uma vez que propiciam reflexões sobre as ações que têm lugar nos contextos da educação básica em escolas públicas. Diante disso, sublinhamos que as ações para a formação de professores em serviço consideram os significados que os atores dão às suas atividades no processo de ensino-aprendizagem da língua materna, os objetivos que buscam alcançar, os conteúdos que se propõem a ensinar; enfim, leva-se em conta a coerência e a eficácia de suas ações educacionais. Diante disso, olhamos para as atividades formativas como um trabalho conjunto de construção de conhecimentos pertinentes à didática da língua portuguesa e à transposição didática, e não como simples aplicação de conhecimentos já desenvolvidos na área.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2000-01-01
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5489
Línguas & Letras; Número Especial - XIX CELLIP
1981-4755
1517-7238
por
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5489/4180
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/5509
2018-12-04T19:45:32Z
linguaseletras:LIEN
THE CONSTITUTION OF THE TEACHER ALFABETIZADOR: THE TEXT BOOK AND THE GRAMMAR IN THE TEACHING OF THE WRITTEN MOTHER TONGUE
A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: O LIVRO DIDÁTICO E A GRAMÁTICA NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA ESCRITA
Brotto, Ivete Janice de Oliveira
Linguagem
Ensino
Alfabetização
This text presents the interlocution that literacy teachers maintain with didactic textbook and traditional/normative grammar, and how these books become constitutive elements – the Others – of these teachers and theirs mother tongue teaching practices. The analysis focuses on teachers statements/enunciation and is based on Bakhtin's circle concepts, especially in the categories of statement/enunciation, dialogism and otherness. The cited elements appears updated in teachers enunciations and signalize a permanent tom in their practices, as a result of the cultural tradition in grammar teaching and the legitimate use of the didactic textbook
Apresenta-se, neste texto, a interlocução que professores alfabetizadores mantêm com o livro didático e a gramática tradicional/normativa e como estes se evidenciam como elementos constituidores – os Outros – desses professores e de suas práticas docentes no que se refere ao ensino da língua materna escrita. A análise ocorre por meio de enunciados/enunciações de professores desse nível de ensino, e está apoiada nos preceitos teóricos de Bakhtin e seu Círculo, em especial, nas categorias enunciado/enunciação, dialogia e alteridade. Os referidos elementos mostram-se atualizados nas enunciações e imprimem um tom de permanência em suas práticas tendo em vista a tradição cultural do ensino gramatical e a legitimidade no uso do livro didático
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2000-01-01
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5509
Línguas & Letras; Número Especial - XIX CELLIP
1981-4755
1517-7238
por
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5509/4182
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/5510
2018-12-04T19:45:32Z
linguaseletras:LIEN
DISLOCATIONS IN THE TEACHING OF OBJECTS TO PRACTICES; OF PRACTICES TO OBJECTS
DESLOCAMENTOS NO ENSINO DE OBJETOS A PRÁTICAS; DE PRÁTICAS A OBJETOS
Geraldi, João Wandeley
Produto do Pensamento
Ensino de objetos
Práticas
In this text I argue, by means of contrast, about two different and opposite ways of understanding the process of teaching a mother tongue: one that focuses on the product of the objectifying thinking over language, basing the teaching process in the development of the capacity to recognize linguistic structures of different levels, which can range from recognition of the discourse genre to the minimum signifying units in the inner structure (phoneme) or, taking the opposite way, from minimum units to the higher levels; the other one focuses on language practices, taking the role of intuitive thinking over the language expressive resources as one of these practices, and among them we can find the discursive genres, but not having as a goal the product recognition of the objectifying scientific activity
Neste texto discuto, na forma de contraposição, dois movimentos em sentido contrário do processo de ensino de língua materna: de um lado aquele que focaliza o produto do pensamento objetivante sobre a linguagem, fundando o processo de ensino no desenvolvimento da capacidade de reconhecer estruturas linguísticas de diferentes níveis, que podem ir do reconhecimento do gênero discursivo a unidades mínimas significativas apenas no interior da estrutura (fonemas) ou fazendo o caminho inverso das unidades mínimas aos níveis mais elevados; de outro lado, aquele que aposta nas práticas linguageiras, incluindo entre elas reflexões intuitivas sobre os recursos expressivos da língua, entre os quais se encontram os gêneros discursivos, mas que não tem por objetivo o reconhecimento do produto da atividade científica objetivante.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2000-01-01
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5510
Línguas & Letras; Número Especial - XIX CELLIP
1981-4755
1517-7238
por
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5510/4183
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/5511
2018-12-04T19:45:32Z
linguaseletras:LIEN
DEAF INDIVIDUALS USERS OF SIGN LANGUAGE LEARNING PORTUGUESE: THE ANALYSIS OF PRACTICAL CLASSES
AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS: ANALISANDO ALGUMAS PRÁTICAS
Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Aquisição da Língua Portuguesa
Privação Auditiva
Práticas
This essay shows the report of a series of searches that deal the acquisition of a first and a second language by deaf children, in inclusive contexts. Due to hearing deprivation, and for not having a whole acoustic duct, deaf people end up not acquiring naturally the language that is common for Brazilians in general. Among the searches carried out, those that deal the written expression of deaf undergraduates, whose path in the acquisition of the language(s) did not follow the model prescribed by current theoreticians. The search shows that the analyzed students did not acquire sign language as first language in the first phase of childhood and Portuguese as second language, contradicting the bilingual model adopted in Brazil
No presente estudo, abordamos pesquisas que tratam da aquisição da primeira e segunda língua por crianças surdas, em contextos inclusivos. Em virtude da privação auditiva, uma vez que não possuem o canal auditivo íntegro, os surdos acabam por não adquirir de forma natural a língua comum aos demais habitantes brasileiros. Dentre as pesquisas realizadas, destacamos um estudo que trata da expressão escrita em língua portuguesa por surdos universitários, cuja trajetória de aquisição da(s) língua(s) não seguiu o modelo prescrito por teóricos da atualidade. A pesquisa mostra que os alunos estudados não adquiriram, na primeira infância, a língua de sinais como primeira língua e a portuguesa como segunda, como preceitua o modelo bilíngue adotado no Brasil.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2000-01-01
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5511
Línguas & Letras; Número Especial - XIX CELLIP
1981-4755
1517-7238
por
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5511/4184
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/5512
2018-12-04T19:45:32Z
linguaseletras:LIEN
CULTURE, TECHNOLOGY AND EDUCATION
CULTURA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Silva, Acir Dias da
Catapan, Araci Hack
Dal Molin, Beatriz Helena
Roncarelli, Doris
Cultura
Tecnologia
Educação a Distância
Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem.
This paper is a synthesis of the ideas discussed in the theme titled Culture, Technology and Education. The issues addressed in this discussion were: Scenarios of education in Brazil and E-Learning, Culture and Digital Communication, practical and systematic educational activities in Virtual Environment for Teaching and Learning and the training of educators to interact in contexts of employment with learning digital technology and the cultural movement that frames our conceptions of teaching and learning in Brazilian society.
Este artigo é uma síntese das ideias discutidas na temática intitulada Cultura, Tecnologia e Educação. As questões abordadas nessa discussão são: cenários da educação no Brasil e Educação a Distância, cultura e comunicação digital, práticas educativas realizadas e sistematizadas em Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA), formação de educadores para interagir em contextos de aprendência com o emprego da tecnologia digital e movimento cultural que emoldura nossas concepções de ensinar e aprender na sociedade brasileira.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2000-01-01
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5512
Línguas & Letras; Número Especial - XIX CELLIP
1981-4755
1517-7238
por
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5512/4185