2024-03-29T09:43:05Z
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oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/71
2008-03-28T18:23:12Z
linguaseletras:LLPD
v2
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/71
2008-03-28T18:23:12Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
v. 7 n. 13 (2006); p. 51-66
TRANSGREDINDO A NORMA: UM ESTUDO COMPARATIVO...
Brodbeck, Jane
2007-10-10
Aviso de Direito Autoral Creative CommonsPolítica para Periódicos de Acesso LivreAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Licença Creative CommonsEsta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.
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pt_BR
O presente ensaio trata do processo de indefinição que o pósmodernismoacarreta em relação às formas e gêneros literários. A partir daestética pós-modernista, as fronteiras que classificavam os gêneros seguindoas regras aristotélicas, tornam-se cada vez mais imprecisas de tal formaque um ensaio pode apresentar características de narrativa bem como aficção mistura-se com a informação contida em textos não-ficcionais. Partindo-se dos ensinamentos de Linda Hutcheon quanto a uma nova configuraçãona ficção contemporânea, analisa-se três contos de autores pertencentesao grupo de escritores pós-modernos, repectivamente “Perdido notúnel do terror”, de John Barth, “Anotações sobre Macedonio num diário”,de Ricardo Piglia e “Tema del traidor y del héroe” , de Jorge Luis Borges. Oestudo comparativo dos três contos revela uma estética voltada aautoreferencialidade, justificando o termo utilizado por Hutcheon de narrativanarcísica, a qual se volta para o processo da construção literária,intercalando o texto ficcional com artifícios da metaficção. Uma das conseqüênciasmais marcantes dessa nova estética é a (re) definição do papel doleitor de mero espectador passivo para um leitor atuante e necessário nestejogo que se estabelece entre o texto e leitor. Dessa forma, a visão autoritáriaque se tinha do autor dá lugar a um processo democrático em que o leitortorna-se peça fundamental nas relações dialógicas que se estabelecem entreo universo ficcional das personagens e o universo do leitor.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/73
2007-10-10T13:39:34Z
linguaseletras:LLPD
v2
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/73
2007-10-10T13:39:34Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
v. 7 n. 13 (2006); p. 09-22
EÇA DE QUEIRÓS POR ANTONIO CANDIDO:“ENTRE CAMPO E CIDADE”
Augusto, Antonio Nery
2007-10-10
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pt_BR
RESUMO: Em 1945, na ocasião do centenário do nascimento de Eça de Queirós,Antonio Candido escreveu um artigo intitulado “Entre Campo e Cidade”, noqual propôs uma interpretação para a obra completa do autor português. Otexto fora publicado no Livro do centenário de Eça de Queiroz e posteriormen-te, em 1964, coligido no volume Tese antítese. “Entre campo e cidade” aindahoje é importantíssimo para a compreensão da obra queirosiana, pois estabele-ce um contraponto à crítica tradicional canônica que, quase sempre, exigiu umposicionamento ideológico claro de Eça frente a diversos temas e entendeutudo aquilo que fora escrito depois de Os Maias (1888) como produçõesdesviadas da melhor inspiração crítica realista percebida em obras anteriorescomo O crime do padre Amaro (1871) e O primo Basílio (1886). Candidopropõe uma leitura dos escritos de Eça de Queirós a partir da perspectivadialética, fato que, além de superar a concepção polarizada do Eça esquerdistadas primeiras obras versus o Eça direitista dos textos derradeiros – posições quedireta ou indiretamente a crítica tradicional sempre veiculou - supõe a liberda-de de criação autoral sem a necessária adesão a esta ou aquela vertente ideoló-gica. Como atualmente a produção queirosiana ainda é alvo da polarizaçãointerpretativa, “Entre campo e cidade” torna-se, de fato, atualíssimo, principal-mente àqueles que buscam a revisão da crítica literária canônica que, em muitoscasos, fechou-se em interpretações cristalizadas e relegou este ou aquele escri-tor ou, no caso de Eça, esta ou aquela obra ao limbo da “má” literatura. Opresente trabalho pretende mostrar as particularidades do texto de AntonioCandido, bem como sua interessante proposta ao analisar as obras de Eça deQueirós, principalmente aquelas escritas na última década de vida do autor.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/76
2009-09-10T12:27:47Z
linguaseletras:LLPD
v2
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/76
2009-09-10T12:27:47Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
v. 7 n. 13 (2006); p. 23-34
ROBERTO SCHWARZ E O POBRE NA LITERATURA BRASILEIRA
Spalding, Marcelo
2007-10-10
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pt_BR
RESUMO: Apesar da péssima distribuição de renda do Brasil e das diversasRESUMO:representações literárias sobre o tema, na crítica literária brasileira não hámuitos estudos marxistas, muito menos sobre a pobreza ou o pobre. Issonão impede que um dos mais importantes críticos literários do país, RobertoSchwarz, trabalhe com o materialismo e o conceito marxista de classe soci-al, estudando especialmente o pobre na literatura brasileira. O crítico, queteve como mestre Antônio Cândido e recorre a sua dialética a todo momen-to, trabalha com o conceito marxista de classe social desde seu primeiroensaio sobre Machado de Assis, Ao vencedor as batatas, publicado em1977. Em 1983, já num período de redemocratização política no Brasil,Schwarz organiza uma antologia titulada Os pobres na literatura brasileira,onde consta um ensaio seu sobre a personagem Dona Plácida como repre-sentação típica da pobreza social na literatura. Este ensaio será retomadoem Um mestre na periferia do capitalismo, de 1990, continuação do estudomachadiano. É neste estudo, em que há um capítulo especialmente dedica-do aos pobres, que Schwarz propõe que a viravolta machadiana da primei-ra para a segunda fase de seus romances é de ordem ideológica, mais doque técnica. Mais tarde, em 1997, o crítico ainda se envolve com a produ-ção do romance Cidade de Deus, onde os protagonistas são todos pobres eao qual o crítico saúda como um “acontecimento”. Sua obra, dessa forma,é uma clara evidência de que se pode, sim, estudar a relação entre literaturae sociedade a partir da prosa brasileira.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/77
2007-10-10T13:39:34Z
linguaseletras:LLPD
v2
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/77
2007-10-10T13:39:34Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
v. 7 n. 13 (2006); p. 35-49
ESPELHO/ESPAÇO:TOPOANÁLISE DO CONTO O ESPELHO DE MACHADO DE ASSIS
Borges Filho, Oziris
Barbosa, Brígida Alves Leal
2007-10-10
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Este artigo analisa o conto "O espelho", de autoria de Machado de Assis, do ponto de vista da categoria do espaço. Dessa maneira, nossa análise centra-se nas questões do espelho, da casa urbana e da casa na fazenda. A personagem envolvida por esses três espaços tenta resolver-se, superando o conflito dialético entre interior e exterior.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/80
2007-10-10T13:39:34Z
linguaseletras:LLPD
v2
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/80
2007-10-10T13:39:34Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
v. 7 n. 13 (2006); p. 83-96
O PENSAMENTO DIALÉTICO DE ANTONIO CANDIDO E SUAS CONTRIBUIÇÕES À LITERATURA COMPARADA NO BRASIL
Porto, Ana Paula
Porto, Luana Teixeira
2007-10-10
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pt_BR
Este trabalho apresenta reflexões sobre o pensamento dialético deAntônio Candido e suas contribuições à Literatura Comparada no Brasil. Oestudo caracteriza-se como pesquisa analítica e toma como referência fundamentala obra Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos paradiscutir concepções inerentes à literatura e ao posicionamento crítico doensaísta brasileiro. A obra de Candido é abordada procurando-se compreendero raciocínio apresentado pelo autor em sua tese sobre a constituição daliteratura brasileira, a fim de discutir como o texto do autor relaciona-se aosestudos de literatura baseados em uma concepção comparatista. A obra deCandido, além de constituir avanços significativos na história da crítica literáriano Brasil, colabora na reavaliação de conceitos imanentes aos estudosde literatura, propondo abordagens teóricas próprias e voltadas para a produçãolocal. A investigação salienta que, muito além de referir-se a um métodode estudo do texto literário, a posição de Candido alude a uma perspectivadinâmica de crítica, a da observação à relação entre a obra e o seucondicionamento social, avaliando-se os vínculos entre este e aquela para sechegar a uma interpretação do texto literário, a qual não é mais pautadaexclusivamente na análise da estrutura interna da obra. Candido, ao proporum método de investigação literária, reflete sobre a relação da literaturabrasileira com a européia e introduzir a disciplina literatura comparada naUniversidade de São Paulo, em 1961, já exprime seu interesse e respeito pelosestudos comparatistas, e, além disso, assinala um momento decisivo no campodas pesquisas literárias comparatistas brasileiras.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/322
2007-10-10T13:39:34Z
linguaseletras:LLPD
v2
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/322
2007-10-10T13:39:34Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
v. 7 n. 13 (2006); p. 67-82
DORIS LESSING’S “LITTLE TEMBI” AND POST-COLONIAL CRITICISM
Casagrande, Sarah
Bonnici, Thomas
2007-10-10
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pt_BR
Colonial strategies, including degradation and the othering of the colonial subject are analyzed in the short story “Little Tembi” by Doris Lessing. The manner an African boy is othered by white plantation owners and his resistance against the colonial and apartheid system through sly civility and crime are investigated.
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/324
2007-10-10T13:39:34Z
linguaseletras:LLPD
v2
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/324
2007-10-10T13:39:34Z
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
v. 7 n. 13 (2006); p. 97-111
OLHARES DIALÓGICOS SOBRE O PASSADO EM VIGILIA DEL ALMIRANTE (1992), DE AUGUSTO ROA BASTOS
Fleck, Gilmei Francisco
2007-10-10
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pt_BR
O romance histórico, como texto híbrido, possibilita a confluência da história, ficção e memória na busca da revisão do passado. Uma revisão crítica do descobrimento da América, sob a perspectiva do colonizado, é o objetivo maior ao qual se propõe o romancista paraguaio Augusto Roa Bastos ao longo da sua obra Vigilia del Almirante (1992), que aqui abordaremos. Tal revisão se dá, entre outros meios, na medida em que o autor busca contrapor a hegemonia da cultura letrada, introduzida pelo Almirante, à cultura oral dos povos autóctones. Olhares dialéticos permitem ao romancista registrar outras “verdades” além daquelas consagradas pela história oficial.