2024-03-29T11:08:52Z
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/oai
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/9973
2017-05-18T10:15:09Z
linguaseletras:VFL
INTERTEXTUAL RELATIONS IN CLARICE LISPECTOR AND CÍNTIA MOSCOVICH
RELAÇÕES INTERTEXTUAIS EM CLARICE LISPECTOR E CÍNTIA MOSCOVICH
Matté, Manuela
Pezzi dos Santos, Salete Rosa
Intertextualidade
Clarice Lispector
Cíntia Moscovich.
This paper discusses how the female subject's presence is configured in the tales "Love", from Clarice Lispector and "Love, cutting and sewing", from Cíntia Moscovich, from the analysis of the configuration of the two female protagonist characters, Ana and Helena, respectively. Within the discussion, elements that approach the tales and the represented female subjects are indicated, establishing possible intertextual relations.
Este artigo discute como se configura a presença do sujeito feminino nos contos “Amor”, de Clarice Lispector, e “Amor, corte e costura”, de Cíntia Moscovich, a partir da análise da configuração das duas personagens protagonistas femininas, Ana e Helena, respectivamente. Nessa discussão, apontam-se elementos que aproximam os dois contos e os dois sujeitos femininos neles representados, estabelecendo possíveis relações intertextuais.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2014-12-17
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/9973
Línguas & Letras; v. 15 n. 30 (2014)
1981-4755
1517-7238
por
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/9973/8054
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/10182
2017-05-18T10:14:58Z
linguaseletras:VFL
THE DOUBLE AND THE OTHERNESS IN “O CÍRCULO”, BY RUTH LAUS
O DUPLO E A ALTERIDADE EM “O CÍRCULO”, DE RUTH LAUS
Gomes da Rocha, Karen
Pezzi dos Santos, Salete Rosa
Ruth Laus
literatura de autoria feminina
o duplo e a alteridade
This article aims to approach the issue of deployment of the self in the short story "O círculo", by Ruth Laus, through the figure of the character Paula and the pursuit of her double. The study of the female character, while literary representation, and related to the duplicity, is associated with issues related to identity and the construction of the self, from an internal scission, allowing therefore to examine the representation of the double, permeated by issues related to otherness, especially regarding to the maintenance of subjectivity in the search of the Other as an extension of the self. The double, in turn, is established as the phenomenon able to settle an active connection with the world, the dialectic condition of the creature, as a way of affirmation from the conception of (re)cognition of the Other as a link between past-present-future in the (re)construction of the unit and establishment of the balance. For the character Paula the element that indicates the division of her personality is the aborted fetus and thenceforth begins the maintenance of the inner Self of the protagonist: find what from her was split.
O presente artigo visa abordar o tema do desdobramento do Eu no conto “O círculo”, de Ruth Laus, através da figura da personagem Paula e a busca do seu duplo. O estudo da personagem feminina, enquanto representação literária, e relacionado à duplicidade, associa-se a questões ligadas à identidade e à construção do Eu, a partir de uma cisão interna, permitindo, pois, analisar a representação do duplo, permeado por questões relativas à alteridade, especialmente no que concerne à manutenção da subjetividade na busca do Outro como extensão do Eu. O duplo, por sua vez, instaura-se como fenômeno capaz de instituir uma relação ativa com o mundo, a condição dialética da criatura, como forma de afirmação a partir da concepção de (re)conhecimento do Outro como ligação entre passado-presente-futuro na (re)construção da unidade e estabelecimento do equilíbrio. Para a personagem Paula o elemento que sinaliza a divisão da sua personalidade é o feto abortado e, então, é a partir daí que se inicia a manutenção do Eu profundo da protagonista: encontrar o que dela foi cindido.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2014-12-17
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10182
Línguas & Letras; v. 15 n. 30 (2014)
1981-4755
1517-7238
por
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10182/8053
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/10392
2017-05-18T10:14:37Z
linguaseletras:VFL
Black women's writing: contributions to the literary, feminist and gender studies.
ESCRITA FEMININA NEGRA: CONTRIBUIÇÕES PARA OS ESTUDOS LITERÁRIOS, FEMINISTAS E DE GÊNERO
Souza, Taise Campos dos Santos Pinheiro de
escrita feminina
gênero
raça
This work is a reflection on black women’s writing, which has been and yet, sometimes, is marginalized and reduced to invisibly in our literary field due to several factors . Therefore, it becomes important to give visibility to this writing so as to discuss the marks of feminism, race and gender that it brings, showing its contributions for the construction of a new and empowered discourse on black women, which represents a differential for literary discourse and affects the canon, since it t promotes the construction of a new perspective, a differentiated representation of black women, emphasizing their forms of struggle and resistance, front the exclusionary sociocultural systems. In order to do that, I bring up some theoretical voices such as that, of Guacira Lopes Louro (1997); Abdias do Nascimento (2000); Tatau Godinho (2008), among others that deal with the theme, as well as texts written by black women writers such as Alzira Rufino, Esmeralda Ribeiro e Cristiane Sobral to argue and think about a literature that deals with black women autonomy, and challenges the dominant power systems, a literature that gives emphasis to women and ethnic-racial issues from perspective of the black person herself , since this project was relegated to oblivion for too long or portrayed in as stereotyped way by other voices, other discourses guided by a masculine and eurocentric bias. In this way, we hope to show how it is relevant to black women's literature, because makes us reflect and face the mechanisms of oppression, subalternization against women, especially black women, and race and gender prejudice, and its effects, that still can be seen daily in different social and cultural contexts.
Este texto apresenta uma reflexão sobre a escrita feminina negra, que por diversos fatores foi e ainda, por vezes, é marginalizada e invisibilizada no campo literário. Por isso, torna-se importante dar visibilidade a essa escrita e com isso discutir as marcas de feminismo, raça e gênero que esta traz, mostrando suas contribuições para a construção de um novo e empoderado discurso sobre a mulher negra, o que representa um diferencial para o discurso literário e abala o cânone, uma vez que promove a construção de um novo olhar, uma representação diferenciada sobre a mulher negra, dando ênfase as suas formas de luta e resistência frente a sistemas socioculturais excludentes. Para tanto, além de teóricos como Guacira Lopes Louro (1997); Abdias do Nascimento (2000); Tatau Godinho (2008), entre outros que versam sobre o tema, trazemos textos de algumas escritoras negras como Alzira Rufino, Esmeralda Ribeiro e Cristiane Sobral para discutir e pensar em uma literatura que trabalhe com a autonomia do sujeito mulher negra, com o desafio a sistemas de poder dominantes e invisibilizadores e que dê ênfase à mulher e à questão étnico-racial a partir do olhar da própria pessoa negra, uma vez que esta por muito tempo ficou relegada ao esquecimento ou retratada de forma estereotipada por outras vozes, outros discursos pautados por um viés masculino e eurocêntrico. Dessa forma, esperamos mostrar como é relevante a literatura feminina negra, pois nos leva a refletir e combater os mecanismos de opressão, subalternização contra a mulher, especialmente a negra, e o preconceito racial, de gênero e seus efeitos, que ainda cotidianamente podem ser vistos e sentidos em diversos espaços socioculturais.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2014-12-17
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10392
Línguas & Letras; v. 15 n. 30 (2014)
1981-4755
1517-7238
por
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10392/8051
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/10393
2017-05-18T10:14:46Z
linguaseletras:VFL
Adultery as possibility of to enunciate feminisms: Emma Bovary and Molly Bloom
O ADULTÉRIO COMO POSSIBILIDADE DE ENUNCIAR FEMINISMOS: PARALELOS ENTRE EMMA BOVARY E MOLLY BLOOM
do Prado, Priscila Finger
Feminismo
Ulysses
Madame Bovary
This study presents a brief analysis of "Molly's Monologue", present in Ulysses, by James Joyce, seeking him embryos of a feminist discourse, by questioning the role of women in society, and possible relationships between the characters Molly and Emma Bovary , at the novel Madame Bovary, by Gustave Flaubert, as well the crucial role of reading for adultery of these characters (we interpret this adultery as a way of questioning the female´s role in society).
Este artigo objetiva apresentar uma breve análise do “Monólogo de Molly”, presente em Ulysses, de James Joyce, buscando nele embriões de um discurso feminista, pelo questionamento do papel da mulher na sociedade, e possíveis relações entre as personagens Molly e Emma Bovary, do romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert, pelo papel determinante da leitura para o adultério dessas personagens (este visto já como uma forma de questionamento do feminino na sociedade).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2014-12-17
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10393
Línguas & Letras; v. 15 n. 30 (2014)
1981-4755
1517-7238
por
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10393/8056
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/10762
2017-05-18T10:15:24Z
linguaseletras:VFL
WOMAN IN SILENT EMANCIPATION: PARCIALITY OF VICTORY IN BARREN LIVES [VIDAS SECAS]
A MULHER EM SILENCIOSA EMANCIPAÇÃO: PARCIALIDADE DA VITÓRIA EM VIDAS SECAS
de Andrade, Maria Bevenuta Sales
Ponte, Charles Albuquerque
Vidas secas. Sinha Vitória. Empoderamento
Brazilian literature critics’ theorizations concerning feminine emancipation in the modern novel tend to consider a single form of resistance, the exacerbation of sexuality, which leads characters to discrimination and subsequent punishment, often culminates into their deaths. In this sense, a hypothesis to be followed is one to state that this type of criticism underestimates the feminine power, especially in women who reached “respectability” through marriage, i.e., there are other kinds of escape to masculine oppression that do not necessarily include the use of the body. Therefore, the objective of this work is to examine a case study, of sinha Vitória in Barren lives [Vidas secas], a revealing example of empowerment potentialities of married women, through other expedients, such as intellectual superiority. Theoretically, this article dialogs with both canonical studies, including Candido (1992) and Mourão (1971), as well as contemporary ones, like Bueno (2006) and Brunacci (2008). Setting form and arriving at the ambiguity in the name sinha Vitória, the analysis could observe the assumed relevance of the character in the family, as a decision-making authority, representing an intellectual and ideological compass. However, within the unmeasured inequalities of the northeastern society in the first half of the XX Century, this highlighted position in the family and sagacity to read the surrounding world do not prevent the social oppression of her nucleus by the powerful farmers, making her victory a merely partial one.
As teorizações dos críticos da literatura brasileira sobre a emancipação feminina no romance moderno tendem a considerar uma única forma de resistência, a exarcebação da sexualidade, que leva as personagens à discriminação e subsequente punição, por vezes descambando em suas mortes. Nesse âmbito, uma hipótese a ser perseguida é a de que este tipo de crítica subestima o poder feminino, especialmente das mulheres que alcançaram a “respeitabilidade” do casamento, i.e., que há outros tipos de escape para a opressão masculina que não incluem necessariamente o uso do corpo. Assim, o objetivo deste trabalho configura-se em examinar um estudo de caso, o de sinha Vitória em Vidas Secas, um exemplo revelador das potencialidades de empoderamento das mulheres casadas, através de outros expedientes como a superioridade intelectual. Teoricamente, dialogaremos tanto com estudos canônicos, incluindo os de Candido (1992) e Mourão (1971), quanto os mais contemporâneos, como Bueno (2006) e Brunacci (2008). Partindo e chegando na ambiguidade no nome sinha Vitória, a análise pôde observar a relevância assumida pela personagem na família, como autoridade tomadora de decisões, representando uma bússola intelectual e ideológica. No entanto, dentro das desigualdades sem medida da sociedade nordestina da primeira metade do século XX, essa posição de destaque na família e atilamento para a leitura do mundo circunvizinho não impedem a opressão social de seu núcleo pelos poderosos, fazendo da sua vitória um triunfo meramente parcial.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
2014-12-17
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10762
Línguas & Letras; v. 15 n. 30 (2014)
1981-4755
1517-7238
por
https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10762/8050