Nomeação de escolas como homenagem à história local do município paranaense de Marechal Cândido Rondon

Daniel Seidel Ruppenthal

Resumo


O presente artigo se centra na investigação dos nomes próprios atribuídos a escolas da cidade Marechal Cândido Rondon, no Paraná, tomando, como objeto de estudo, especificamente, escolas localizadas mais ao centro da cidade. A análise procurou recuperar quem são os sujeitos homenageados em cada nome das escolas, e, quando possível, por quais razões o nome foi escolhido. A metodologia empregada nesta pesquisa envolve a busca de fundamentação teórica e documental para o levantamento de dados históricos relacionados às escolas analisadas e análise dos dados com o aporte de outros estudos toponímicos com objetivo semelhante. A pesquisa revelou que um terço dos nomes de escola analisados correspondem a pioneiros no município; quatro nomes são de escritores e quatro de pessoas de notoriedade no cenário nacional; houve também dois casos de escolas que homenageiam os locais onde se encontram. Os resultados da pesquisa mostram que, a partir dos vestígios presentes nas denominações, o estudo toponímico dos nomes de escolas permite contemplar e resgatar uma parte do passado rondonense que está ligado a essas escolas.

School names as homage to the local History of the Paraná county of Marechal Cândido Rondon


The present article focuses on the investigation of proper names assigned to schools in Marechal Cândido Rondon city, in the state of Paraná, taking, as study object, specifically, schools near downtown. The analysis looked for recover who are the subjects honored in each name of the schools, and, when possible, for which reasons the name was chosen. The methodology employed on this research involves the demand of theoretical and documented foundation for the setting-up of historical data related to the analyzed schools and with the support on other similar goal toponymic studies. The research revealed that one third of the school names analyzed correspond to pioneers in the city; four are names of writers and four names of notorious people on the nation scene; there were also two cases of schools which honor the place where they are located. The results of the research show that, starting from the present vestiges on the denominations, the toponymic study of school names allow us to contemplate and rescue a part of the past of the city that is connected to these schools.

 

Keywords: Toponym; School names; History.


Palavras-chave


Onomástica; Toponomástica; Toponímia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.48075/odal.v0i0.25692

Apontamentos

  • Não há apontamentos.