O uso de textos de divulgação científica para o ensino de geografia: representações/significações

Autores

  • Daniela Corrêa da Rosa

Palavras-chave:

Leitura, Ensino de Geografia, Textos de Divulgação Científica

Resumo

RESUMO: Parto do pressuposto de que a leitura não pode ser considerada como técnica. A leitura na escola – no espaço formal - configura-se como importante instrumento para a sistematização do conhecimento. O trabalho caracteriza-se pela intervenção na prática pedagógica, no que se refere a desenvolver conteúdos de ensino de geografia propostos no Programa Curricular para esta disciplina. Propusemos o trabalho com tópicos de ensino de geografia, mediante o uso de textos de jornais e revistas – Textos de Divulgação. Para tanto, estabeleci uma estratégia de leitura baseada na leitura oral e coletiva, em conjunto com os alunos – sujeitosleitores em formação. A partir da implementação da estratégia de leitura dos textos em sala de aula foi possível vivenciar um processo de construção de significados pelos alunos, que culminou em ações tais como a expressão oral e a produção de textos próprios. A leitura de Textos de Divulgação configura-se como alternativa para os professores de ensino de geografia, no sentido de modificar práticas pedagógicas tradicionais, nas quais o livro didático é o único material usado para a leitura e informação sobre conteúdos conceituais científicos. PALAVRAS-CHAVE: Leitura; Ensino de Geografia; Textos de Divulgação Científica. ABSTRACT: We depart of the purpose that the reading can’t be considered like technical. The reading at formal school – space it configures like important instrument for systematization of the knowledge. Our work it characterizes by the intervention in the pedagogical practice, with regard to develop teaching proposed geography contents in the discipline Curricular Program. We proposed us to develop geography teaching topics, by means of the newspapers texts use and cover – Divulgement Texts. For so much establish a reading strategy, based in the oral and collective reading, together with the students – subjects- readers in formation. From the texts reading strategy implementation in class room was possible perceive a meanings construction process by the students, that culminated in actions such like oral expression and the own texts production. The Divulgement Texts reading it configures like alternative for the geography-teaching teachers, in the sense of modifying traditional pedagogical practices, in which the class book is the unique material used to the reading and information about scientific conceptual contents. KEYWORDS: Reading; Geography teaching; Scientific divulgement texts.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

ROSA, D. C. da. O uso de textos de divulgação científica para o ensino de geografia: representações/significações. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 1, n. 1, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/8. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos