Sobre a Revista

• Periodicidade
  • Indexadores

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, mestrado e doutorado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

A Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática está dirigida prioritariamente à área de Ensino e tem por objetivo publicar artigos embasados em pesquisas em Educação em Ciências e/ou Matemática ou, que indiquem implicações para a área.

O público alvo são pesquisadores na área de Educação em Ciências, Educação Matemática, Educação e áreas afins.

A missão da Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática é divulgar a investigação em Educação em Ciências e/ou Matemática efetuada nas áreas do Ensino e da Educação, esclarecendo a própria pesquisa em Educação em Ciências e/ou Matemática, modalidades e suportes teóricos, práticos, epistemológicos e filosóficos.

A Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática é um espaço no qual são veiculados pesquisas, estudos e relatos que versam a respeito da Educação em Ciências e/ou Matemática efetuada nas áreas do Ensino e/ou Educação, segundo modalidades diversas dessas abordagens, acolhendo os mais diversos modos de produção da pesquisa, a pluralidade metodológica e a epistemológica dessas áreas.

Estudos são entendidos como ensaios ou textos que abordam assuntos de maneira descritiva e analítica, levantando polêmicas, questionando, interrogando o existente e apresentando discussões que iluminam os caminhos e contribuam com a compreensão do que está sendo enfocado.

Pesquisa é entendida como investigação de um tema posto em destaque e que contemple, no texto escrito, os embasamentos dos procedimentos da pesquisa, a metodologia, a investigação efetuada, os resultados obtidos ou esclarecimentos do interrogado.

Relatos são textos consistentes, embasados em pesquisa ou estudo, porém, focando as práticas desenvolvidas pelos proponentes.

Políticas de Seção

Estudos

Ensaios ou estudos sobre a Educação em Ciências e/ou Matemática, modalidades e suportes técnico-científico-epistemológico.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pesquisa

Artigos de pesquisa resultantes de trabalho de campo a respeito da Educação em Ciências e/ou Educação Matemática.

Relato de Experiência

Relatos de experiência de Educação em Ciências e/ou Matemática.

Processo de Avaliação pelos Pares

O Conselho Editorial da Revista tem por norma submeter cada proposta de publicação recebida à revisão de consultores científicos, tendo como objetivo principal verificar se a matéria é relevante para justificar sua publicação, bem como. verificar se está apresentada de forma conveniente, sobretudo no que se refere à avaliação científica e técnica do texto.

Os consultores são professores ou pesquisadores com qualificação reconhecida, de instituições de ensino e de pesquisa das diversas regiões brasileiras.

Ao examinar um texto original, o consultor deve lembrar-se que o esforço é dedicado à coletividade científica e que outros já lhe prestaram e ainda poderão prestar o mesmo tipo de avaliação. Os consultores não recebem remuneração pelo serviço prestado. Contudo, ao fazê-lo, têm a oportunidade de atualizarem-se com a bibliografia e conhecer novos métodos e conteúdos, constando essa atividade em seus currículos.

Periodicidade

Quadrimestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de  disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público para proporcionar a democratização do conhecimento.