Práticas de ensino para a inclusão de um aluno autista nas aulas de Matemática

Roberta Caetano Fleira, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as práticas matemáticas de um aluno de catorze anos de idade, com necessidades especiais decorrentes do Transtorno do Espectro Autista (TEA), incluído em uma sala de aula regular de 9°ano. Neste texto, são trazidas reflexões sobre o autismo, algumas considerações teóricas que dão suporte ao estudo e são descritos os procedimentos metodológicos empregados em sete sessões individuais e observações realizadas pela professora e pesquisadora nas aulas de Matemática, nas quais se discutiu o conceito matemático: fatoração de trinômios do segundo grau. No entanto, seguindo as orientações do material didático (apostila), foi necessário trabalhar primeiramente os conceitos de potenciação, radiciação e produtos notáveis. As análises destacam a importância e a influência dos instrumentos mediadores (materiais e semióticos) nas práticas matemáticas do aluno.

Palavras-chave: Autismo; Inclusão; Mediação; Práticas Matemáticas.

 

Teaching practices for the inclusion of an autistic student in Mathematics classes

Abstract: The project demonstrates the result of a research which had the aim to analyze the practice of mathematic of a student at 14 years old, with special necessities due to the Autism Spectrum Disorder (ASD), included in a ninth grade regular classroom. On this text, reflections about autism, some theoretical considerations that give support to the study and the methodological procedures applied in seven individual sections and the observations done by the teacher and researcher at the mathematics classes, to work the mathematical concept: : factorization of second degree trinomials. However, following the guidelines of the didactic material (apostille), it was necessary to work first on the potentiation concepts, association and remarkable products. The analyzes highlight the importance and the influence of the mediating instruments (materials and semiotics) in the student’s mathematical practices and for their effective inclusion in Mathematics classes.

Keywords: Autism; Inclusion; Mediation; Mathematical Practices.

 

Palavras-chave

Autismo; Inclusão; Mediação; Práticas Matemáticas.

Texto completo:

PDF

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATINON (APA). Diagnostic and Statistical Manual of Mental disorders - DSM-5. 5. ed. Washington: American Psychiatric Association, 2013.

ASPERGER, H. Autistic psychopathy in childhood. In: FRITH, U. (Ed.). Autism and Asperger syndrome. Londres: Cambridge University Press, 1991. p. 37-92.

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS AUTISTAS (AMA). Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2017.

AUTISM ASSOCIATION OF WESTERM AUSTRALIA. Disponível em: Acesso em: 29 out. 2017.

BOSA, C. Atenção compartilhada e identificação precoce do autismo. Psicologia, Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 77-88, 2002. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2017.

BOSA, C. A.; CAMARGO, S. P.H. Competência Social, Inclusão Escolar e Autismo: Revisão Crítica de Literatura. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 65-74, jan./abr. 2008. Disponível em: Acesso em: 29 out. 2017.

COLL, C.; MARCHESI, A., PALÁCIO, J. (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação. vol. 3. Porto Alegre: Artmed, 2004.

OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2009.

SACKS, O. Um antropólogo em Marte: sete histórias paradoxais. Tradução de: Bernardo Carvalho. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SMITH, D. D. Introdução à Educação Especial: ensinar em tempos de inclusão. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

VEER, R.; van der; VALSINER, J. Vygotsky - Uma síntese. Tradução de: Cecília C. Bartalotti. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1996.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas V. Fundamentos da Defectología. Traducción: Julio Guillermo Blank. Madrid: Visor, 1997.

VYGOTSKY, L. S.A formação social da mente. Tradução de: José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins, 1998.

VIGINHESKI, L.V.M. Produtos Notáveis. Disponível em:< https://docs.google.com/file/d/0BxzURxVy6eSjZXdBM2VsYTZaRWc/edit>. Acesso em: 29 out. 2017.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.