O ensino de estatística e a percepção de estudantes sobre o impacto do uso dos agrotóxicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.4.24142
Agências de fomento
Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Ensino de Estatística, Ciclo Investigativo, Letramento Estatístico, Agrotóxico, Percepção.

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento e implementação de uma sequência de ensino que visou a apropriação dos conceitos estatísticos em contexto, tendo por tema agrotóxicos. Trata-se de uma pesquisa de intervenção, pautada no letramento estatístico proposto por Gal (2002) e no ciclo investigativo de Wild e Pfannkuch (1999), além das orientações de Gil (2008) e Vieira e Dalmoro (2008) na construção da escala Likert. Participaram do estudo 46 estudantes de um colégio situado em um município produtor de hortifrúti e consumidor de agrotóxicos. Os resultados mostram que os estudantes se envolveram em todo o processo investigativo, realizaram atividades estatísticas, deram sentido aos resultados encontrados e aguçaram sua consciência no cuidado com o meio ambiente, alimentos e saúde.

Palavras-chave: Educação Matemática; Ensino de Estatística; Ciclo Investigativo; Letramento Estatístico; Agrotóxico.

 

Statistics teaching and students 'perception on the impact of the use of agrotoxics

Abstract: This work aims to analyze the development and implementation of a teaching sequence that aimed at the appropriation of statistical concepts in context, with the theme of pesticides. It is an intervention research, based on the statistical literacy proposed by Gal (2002) and the investigative cycle of Wild and Pfannkuch (1999), in addition to the guidelines of Gil (2008) and Vieira and Dalmoro (2008) in the construction of the Likert scale. 46 students from a school located in a horticultural producer and pesticide consumer city participated in the study. The results show that students were involved in the entire investigative process, they performed statistical activities, gave meaning to the results found and sharpened their awareness in caring for the environment, food and health.

Keywords: Mathematical Education; Teaching Statistics. Investigative Cycle. Statistical Literacy. Pesticide.

 

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Biografia do Autor

Sidnéia Almeida Silva, Universidade Estadual De Santa Cruz - UESC

Licenciada em Matemática com Enfoque em Informática (UESB). Mestranda no Programa Pós-Graduação em Educação Matemática-PPGEM (UESC). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e a Diversidade Cultural (GPEMDiC). Membro do projeto de pesquisa Tecendo o Processo Histórico de Profissionalização docente, no âmbito da Matemática, nos seus diferentes níveis de formação na Bahia.

Irene Mauricio Cazorla, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Estatística e Doutora em Educação pela UNICAMP e Pós-doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. De 2011 a 2014 foi Diretora Geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e Vice-presidente do Fórum Permanente Estadual de Apoio a Formação Docente, Forprof-BA. De 2007 a 2011 foi Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Bahia, SBEM-BA e de 2015 a 2016 foi Diretora de Formação de Professores da Educação Básica - DEB, da CAPES. É autora do livro Tratamento da Informação para o Ensino Fundamental e Médio e organizadora do livro Do tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. Atualmente e professora do Programa do Mestrado em Educação Matemática da UESC.

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Publicado

23-12-2020

Como Citar

SILVA, S. A.; CAZORLA, I. M. O ensino de estatística e a percepção de estudantes sobre o impacto do uso dos agrotóxicos. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 694–720, 2020. DOI: 10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.4.24142. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/24142. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística