Submissões

Submissões Online

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Serviço Social?

Acesso Start New Submission

Não tem login/senha?

Acesse a página de cadastro
 

Diretrizes para Autores

 

1. DIRETRIZES PARA AUTORES

As publicações submetidas representam o ponto de vista dos próprios autores e não a posição oficial da Revista de Serviço Social e do Conselho Editorial. Somente serão avaliados os textos submetidos que estiverem de acordo com as orientações divulgadas.

Os artigos deverão ser originais e inéditos no Brasil, representar uma contribuição relevante às áreas e intercambio de conhecimento científico, saberes, processos formativos e interventivos profissionais, e suas relações interdisciplinares, devendo primar pela fundamentação e clareza teórica, ética, argumentação e correção de linguagem. Não sendo permitida a sua apresentação simultânea a outro periódico.  

2. O TEMA

As edições da Revista de Serviço Social possibilitam a discussão de temas variados, contemporâneos, às demandas da grande área de conhecimento das ciências sociais aplicadas, humanas e áreas afins. Destina-se a interlocuções de debates, diálogos e intercâmbios de conhecimentos e saberes, podendo definir temas e edições específicas.   

3. ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO E CONDIÇÕES DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Para o envio do artigo e outros manuscritos é necessário acessar a Revista Serviço Social e cadastrar-se no site. (http://e-revista.unioeste.br/index.php/revistadeservicosocial/user/register)

O artigo não deverá apresentar mais que 3 (três) autores. O(s) nome(s) do(s) autor(es) estão devidamente omitidos ao longo do texto (requisito para análise duplo-cego).

Os artigos submetidos à avaliação, quanto à formatação devem ter entre 15 (quinze) e 20 (vinte) páginas incluindo bibliografia, figuras, tabelas, gráficos, e demais imagens. Letra Times New Roman tamanho 12, em folha A4, espaçamento entrelinhas 1,5 cm, margens 2,5 cm, recuo de parágrafo de 1,25 cm e alinhamento justificado.

As resenhas deverão ter entre 3 a 5 páginas, seguindo a mesma orientação de formatação, restrita a livros publicados, preferencialmente, nos últimos 5 anos. Para dar ênfase no corpo do texto, usar itálico ou negrito, não sublinhar. As traduções deverão ter até 10 páginas.

O título limita-se a 12 palavras em letras maiúsculas, em negrito e com alinhamento centralizado. Os subtítulos em negrito e letras minúsculas.

Os artigos submetidos devem atentar para a observância da sequência: título, resumo e palavras-chaves, simultaneamente, traduzidos em língua estrangeira; introdução; desenvolvimento; conclusão; referências. As notas de rodapé devem vir ao fim de cada página.

Os resumos devem conter até 10 linhas (150 palavras) e respectivas traduções abstract (inglês) e/ou resumen (espanhol) com igual teor, informando os objetivos, procedimentos metodológicos, referenciais teóricos e resultados. Deve apresentar espaçamento simples e contendo 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ponto e virgula.

As notas de rodapé, devem ser breves e explicativas, numeradas sequencialmente, com tamanho de fonte 10.  As notas não devem ser utilizadas para apresentar referências. A Revista utiliza o sistema autor-data. Sendo assim, as referências, sejam de quais tipo forem (impressas ou eletrônicas), não devem aparecer no corpo do texto, somente devem ser mencionadas na folha de referências, ao final do texto.

As referências no corpo do texto devem ser feitas utilizando o sistema autor-data: entre parênteses, usando o sobrenome do autor, data de publicação e página, no caso de citação direta. Em caso de dúvida, seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/NBR6023).

As referências (bibliográficas, documentais ou eletrônicas) devem aparecer no final do artigo em ordem alfabética, contendo apenas as obras que tenham sido referidas ao longo do texto. Caso a referência seja eletrônica, incluir o endereço eletrônico e a data de acesso.

Poderão ser incluídos gráficos, tabelas, figuras e demais imagens, desde que apresentados com numeração arábica, título e em formato apropriado (tamanho 12) para a sua reprodução direta. As imagens deverão apresentar a fonte dos dados, devendo ainda ser apresentadas em tamanho de fonte 10. As siglas usadas na pesquisa devem vir por extenso na primeira vez que em são citadas. 

4. ÉTICA EM PESQUISA E PUBLICAÇÃO

A Revista de Serviço Social preocupa-se com a conduta ética que deriva da construção e da apropriação da ciência, da pesquisa e do exercício da profissão. Indica leitura dos seguintes documentos de diretrizes básicas para a integralidade em Pesquisa, Ética na Ciência e Publicações. 

a) A Declaração de Cingapura sobre Integridade em Pesquisa, 2010, http://www.singaporestatement.org/translations.html;

b) O Código de Boas Práticas em Pesquisa da FAPESP, 2014 http://www.fapesp.br/boaspraticas/;

c) As Diretivas para a Integridade da Pesquisa do CNPq, 2011 http://cnpq.br/diretrizes;

d) O documento de Cooperação entre Instituições de Pesquisa e Periódicos em Casos de Integridade em Pesquisa: Orientação do Comitê [Internacional] de Ética em Publicações - COPE (http://publicationethics.org/);

e) As Resoluções do Conselho Nacional de Saúde nº 466/2012 e nº 510/2016 (Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais)

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Aviso de Direito Autoral Creative Commons

Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.