O NOVO COMPARATISMO NA AMÉRICA LATINA: REFLEXOS NO ENSINO E NA HISTORIOGRAFIA LITERÁRIA

Autores

  • Eduardo F. Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v12i19.15679
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

América Latina, Ensino da Literatura, Historiografia literária

Resumo

Em decorrência de um processo de colonização de mais de três séculos e que ainda hoje perdura, embora não mais das mesmas matrizes, do ponto de vista econômico e cultural, os intelectuais da América Latina sempre tomaram idéias e instituições européias como paradigmáticas e buscaram internalizar a visão de mundo desses povos. Desse modo, o ensino e a pesquisa da Literatura nas universidades latino-americanas ateve-se na maioria das vezes aos modelos europeus: primeiro através do historicismo e, mais tarde por meio das correntes teóricas, em especial de cunho imanentista, que provinham daquele contexto. Em ambos os casos, a idéia de literatura nacional constituía uma referência dominante e o estudo da literatura centrava-se no cânone de cada país, erigido em bases nacionalistas. Entretanto, com o advento da Desconstrução e dos Estudos Culturais e Pós-Coloniais na segunda metade do século XX, esses modelos foram amplamente questionados, dando lugar a uma tensão entre os estudiosos que defendiam o conceito hegemônico de nação e os que passaram a abordar a literatura como uma entre as muitas expressões da afirmação política de cada grupo que compõe o mosaico étnico, cultural, social e lingüístico do continente. Com base nas críticas que têm sido feitas atualmente tanto à construção hegemônica de estados nações quanto às respostas daí resultantes, sobretudo da parte dos chamados “grupos minoritários”, teceremos, neste trabalho, alguns comentários sobre o ensino da literatura e sobre a produção de histórias literárias nos dias de hoje na América Latina.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

COUTINHO, E. F. O NOVO COMPARATISMO NA AMÉRICA LATINA: REFLEXOS NO ENSINO E NA HISTORIOGRAFIA LITERÁRIA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 12, n. 19, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v12i19.15679. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/15679. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ CONFLUÊNCIAS ENTRE LITERATURA, CULTURA E OUTROS CAMPOS DO SABER