A PERSECUÇÃO DE REINALDO ARENAS. TEATRO DE RESISTÊNCIA NA REPRESENTAÇÃO DO POETA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i21.16718
Agências de fomento

Palavras-chave:

Reinaldo Arenas, Persecución, teatro-documento, mimese, poeta.

Resumo

RESUMO: Persecución (1986) é um texto teatral dramático, divido em cinco atos independentes que oscilam entre a realidade e a alucinação e que apresentam em suas díspares passagens, tanto oníricas como dolorosamente reconhecíveis, diversos acontecimentos historio-políticos vividos por Cuba. O artigo tem como hipótese a luta do escritor cubano Reinaldo Arenas (1943-1990) perante o regime castrista através do experimento dramático que conforma a referida obra. Mediante um formato insólito do registro documental tragicômico, fundamental no presente texto, Arenas apresenta ao público as várias narrações de opressão de forma direta, embora faça uso de uma linguagem desmesurada e surreal em várias passagens, como um projeto literário de representação da contemporaneidade. Pretende-se, através deste artigo revelar um testemunho com foco na mimese e no poeta e na relação mundo-escrita, a partir desta insólita e única peça teatral concebida pelo escritor cubano no exílio.

Biografia do Autor

Antonio Martínez Nodal, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Português-Espanhol pela Escola Superior Madre Celeste (2014). Cursando Mestrado em Literatura e Cultura na UFBA (Universidade Federal da Bahía, 2016-). Tem especialização em Ensino de Língua Espanhola pela Universidade Cândido Mendes (2015). Possui o título de tradutor-intérprete de LSE (Língua de Sinais Espanhola). Formado como ator no Estudo Juan Carlos Corazza. Atualmente é professor de espanhol - PARFOR - UFPA e instrutor de espanhol no Instituto Cervantes-Salvador. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Espanhol como Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: língua espanhola, literaturas hispanófonas, teatro e o uso da dramatização nas aulas de ELE.

Carla Dameane Pereira de Souza, Universidade Federal da Bahia

É doutora em Letras: Literaturas Modernas e Contemporâneas pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – FALE/UFMG. É Professora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da UFBA. É performer no Coletivo Pixote.

Downloads

Publicado

24-07-2017

Como Citar

NODAL, A. M.; PEREIRA DE SOUZA, C. D. A PERSECUÇÃO DE REINALDO ARENAS. TEATRO DE RESISTÊNCIA NA REPRESENTAÇÃO DO POETA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 21, p. 443–459, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i21.16718. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/16718. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA