PERFORMANCES AUTORAIS NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA: OS “CASOS” ELENA FERRANTE E AURÉLIO PINOTTI

Autores

  • Pedro Renato Marques Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i21.16767
Agências de fomento

Palavras-chave:

performance autoral, literatura contemporânea, Elena Ferrante, Aurélio Pinotti

Resumo

Autora de romances de grande êxito, a escritora supostamente italiana Elena Ferrante se recusa a revelar sua identidade civil, e desde a publicação do seu primeiro livro diversas hipóteses têm sido aventadas por leitores, críticos e, sobretudo, jornalistas, a ponto de o debate sobre seu “verdadeiro nome” ter suplantado a própria discussão sobre a sua obra. Publicados em formato virtual a partir de abril de 2016, os livros do escritor supostamente brasileiro Aurélio Pinotti compõem um conjunto vasto e labiríntico que desafia não só a interpretação e a catalogação, mas a própria capacidade de leitura dos críticos. Através da análise das performances autorais excêntricas e anômalas de Ferrante e Pinotti, este artigo procura indagar em que medida as obras literárias contemporâneas são afetadas decisivamente por elementos que tradicionalmente a crítica tende a catalogar como “extraliterários”. 

Biografia do Autor

Pedro Renato Marques, Universidade Estadual de Campinas

Pedro Renato Marques é doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp.

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Publicado

24-07-2017

Como Citar

MARQUES, P. R. PERFORMANCES AUTORAIS NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA: OS “CASOS” ELENA FERRANTE E AURÉLIO PINOTTI. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 21, p. 109–119, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i21.16767. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/16767. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PERFORMANCE E LITERATURA