JUCA MULATO: MÍSTICA E MODERNISMO

Autores

  • Cicero Cunha Bezerra Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Filosofia, Programas de Pós-Graduações em Filosofia e Letras/UFS.
  • Ricardo Itaboraí Andrade de Oliveira Professor de Língua Francesa. Bolsista CAPES.

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i22.17793
Agências de fomento
CNPQ

Palavras-chave:

Lirismo, Mística, Juca Mulato, Menotti Del Picchia, Literatura

Resumo

A leitura de Juca Mulato permite, mais do que investigar a temática da mestiçagem, da figura do caboclo em suas relações com o seu habitat natural - a natureza brasileira – como palco do drama de um amor impossível, adentrarmos em uma experiência narrativa em que o lirismo, somando a uma linguagem paradoxal em que “treva” e “luz”, “alma” e “mundo”, “ver” e “visão”, convergem em uma experiência de unificação e, também de morte, nos possíveis aspectos místicos que norteiam essa obra. Juca Mulato evidencia, assim, por um lado, uma poesia sertanista, de um regionalismo sentimental que, no contexto do modernismo nascente à época da sua publicação, remonta aos ideais do nacionalismo romântico almejando um sentimento de brasilidade através dessa personagem candidamente forte e, por outro, a relação universal do homem com a natureza mediante uma experiência amorosa revelando a  universalidade literária dessa obra. Esse artigo tem, portanto, o objetivo de traçar alguns elementos presentes em Juca Mulato como tensão entre o estritamente regional e o universal que se expressaria pelos aspectos naturais, nos quais o poema se desenvolve, e religiosos ou místicos que se manifestam como elementos constitutivos da linguagem poética. 

Biografia do Autor

Cicero Cunha Bezerra, Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Filosofia, Programas de Pós-Graduações em Filosofia e Letras/UFS.

Professor Titular do Departamento de Filosofia, Professor dos Programas de Pós-Graduações em Filosofia e Letras, Doutor em Filosofia e Pós-Doutorado em Filosofia. Pesquisador CNPq2- Literatura Brasileira no período de 2013 a 2019.

Ricardo Itaboraí Andrade de Oliveira, Professor de Língua Francesa. Bolsista CAPES.

Mestrando em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras das UFS. Professor de Língua Francesa. Bolsista CAPES.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

31-12-2017

Como Citar

BEZERRA, C. C.; DE OLIVEIRA, R. I. A. JUCA MULATO: MÍSTICA E MODERNISMO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 22, p. 331–344, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i22.17793. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/17793. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA