KITSCH E VIOLÊNCIA EM “LA VIRGEN DE LOS SICARIOS”, DE FERNANDO VALLEJO

Tatiele da Cunha Freitas

Resumo


Este trabalho, que configura parte da dissertação intitulada “Ostentação e ruínas: Kitsch e violência em “La virgen de los sicarios”, de Fernando Vallejo, parte da hipótese de que o autor se utiliza da estética do kitsch, aproveitando-a como um recurso constitutivo da própria pós-modernidade, na tentativa de, muito além de retratar a realidade, denunciar as próprias mazelas sociais vividas pela sociedade colombiana, sobretudo na década de 1990. Dessa maneira, com o suporte teórico de autores como o apoio teórico dos pesquisadores Umberto Eco (2004), Walter Benjamin (1987), Abraham Moles (1975), apresentamos primeiramente uma leitura do livro, seguida de uma aproximação à estética do kitsch, para, assim, conformar uma análise que justifique o uso da estética para narrar a violência na referida obra.

Palavras-chave


pós-modernidade, kitsch, literatura contemporânea, literatura colombiana, Fernando Vallejo.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017 Revista de Literatura, História e Memória

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Revista de Literatura, História e Memória - Qualis B2

ISSN: 1983-1498 — ISSN: 1809-5313


Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL

Rua Universitária, 2069 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110

| revistalhm@gmail.com |