FICCIONALIZAÇÃO HISTÓRICA-LITERÁRIA NO ROMANCE BOCA DO INFERNO DE ANA MIRANDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i23.18183
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Romance. Investigação. Ficção. História. Personagem.

Resumo

O presente artigo se refere ao estudo do romance Boca do inferno, da escritora Ana Miranda, cujo objetivo é investigar as relações entre ficção e história presente no discurso da obra. Para isso, se faz necessário conhecer sobre o contexto histórico abordado, no qual aparecem como personagens, representantes de um tempo, o poeta Gregório de Matos e o Pe. Antonio Vieira. Como fundamentação teórico-metodológica, recorremos às diversas teorias, que consideramos essenciais a qualquer pesquisa sobre ficção histórica, na busca de perceber em que ponto se distinguem e em que ponto se aproximam da obra de Ana Miranda, entre elas O romance histórico, do filósofo György Lukács, La nueva novela histórica de la America Latina, de Seymour Menton e A poética do pós-modernismo: história, teoria e ficção, de Linda Hutcheon. Ainda buscamos fontes teóricas mais próximas do cenário nacional, a fim de facilitar e ampliar o nosso entendimento sobre ficção histórica, como em Ficção histórica: teoria e critica, de Marilene Weinhardt e Introdução ao romance histórico, de Alcmeno Bastos.

Biografia do Autor

Thiago Bittencourt, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduado em Letras - Português / Inglês e suas Respectivas Literaturas em 2015. Possuo experiência como professor de Língua Portuguesa e Inglesa no Ensino Fundamental e Médio. Atualmente sou aluno (bolsista capes) do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Como pesquisador tenho experiência na área de Literatura Brasileira e Teoria literária, com pesquisa em andamento em Literatura Brasileira e desenvolvimento de trabalho de dissertação.

Downloads

Publicado

04-08-2018

Como Citar

BITTENCOURT, T. FICCIONALIZAÇÃO HISTÓRICA-LITERÁRIA NO ROMANCE BOCA DO INFERNO DE ANA MIRANDA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 14, n. 23, p. 195–218, 2018. DOI: 10.48075/rlhm.v14i23.18183. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/18183. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA