ENREDANDO VIDA EM VIDAS SECAS

Autores

  • Salete Paulina Machado Sirino Universidade Estadual do Paraná / Faculdade de Artes do Paraná - UNESPAR/FAP

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i24.19599
Agências de fomento

Palavras-chave:

Enredo. Ficção e Realidade. Vidas Secas.

Resumo

Vidas Secas escrito em 1937, em capítulos independentes destinados à publicação na imprensa, mais tarde publicado em forma de romance, estruturado em treze capítulos, em cujo romance o enredo pode ser entendido como estanque ou imbricado um ao outro, já que se constitui de uma série de episódios justapostos e interligados. Neste sentido, a forma de escrita com ênfase em episódios pode inspirar, na atualidade, para além da própria escrita literária concisa, a linguagem cinematográfica voltada à produção de séries para televisão. A obra de Graciliano Ramos – que teve suas principais obras adaptadas ao cinema – abrange acontecimentos inerentes ao processo de formação do Brasil contemporâneo, por este motivo, ultrapassa os muros de um regionalismo, pois o mundo vivido por seus personagens reproduz a realidade brasileira como um todo. Nesta realidade recriada pelo romance, a forte presença do clima de tensão entre o homem e o meio natural/social desnuda atitudes humanas de diferentes posições econômicas, políticas e sociais. Neste estudo, reflete-se sobre os elementos estruturantes do enredo de Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos, que demarcam uma estética realista, capaz de, ficcionalmente, recriar a vida de uma realidade social latente, bem como propiciar, ao leitor, o conhecimento crítico sobre tal realidade.

Biografia do Autor

Salete Paulina Machado Sirino, Universidade Estadual do Paraná / Faculdade de Artes do Paraná - UNESPAR/FAP

Doutora em Letras – Linguagem e Sociedade – pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes – Mestrado Profissional, Professora do Mestrado em Artes e do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, da Universidade Estadual do Paraná/Campus de Curitiba II/FAP.

 

 

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

SIRINO, S. P. M. ENREDANDO VIDA EM VIDAS SECAS. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 14, n. 24, p. 96–114, 2018. DOI: 10.48075/rlhm.v14i24.19599. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/19599. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA