LITERATURA E HISTÓRIA: UMA QUESTÃO DE LINGUAGEM NA ESCRITURA DE EDUARDO GALEANO

Autores

  • Heloísa Ribeiro Miranda INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i24.19752
Agências de fomento
INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - IFRO

Palavras-chave:

Eduardo Galeano, Literatura e História, Linguagem

Resumo

A história, em seu estatuto de ciência, compõe-se como um gênero narrativo. A literatura, expressão artística, está naturalmente implicada na história, que a constitui como gênero produzido pelo homem, imerso na temporalidade.  O “ponto-zero”, que marca o antes e o depois entre a história e a literatura, está no fato de ambas se constituírem como linguagem. Sendo assim, pretendemos nesse texto demonstrar como o discurso histórico pode fazer uso da linguagem literária na composição da narrativa historiográfica. Para tanto, analisaremos o texto “Palabras perdidas”, do uruguaio Eduardo Galeano, retirado da obra Espejos: una historia casi universal (2008), observando que, embora Galeano não cumpra as exigências do método da historiografia estrutural (demarcação temporal, relato dos fatos, informação das fontes, etc), seu texto oferece outra configuração, possível ao discurso histórico.

Biografia do Autor

Heloísa Ribeiro Miranda, INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

Doutoranda em Estudo de Linguagem e Mestrado em Estudos de Linguagem, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), graduada em Letras Língua e Literatura Hispânica (2011) e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa (2004),. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia - Campus Vilhena. Atuando na Área de Literatura Hispanoamericana e Ensino de Língua Espanhola.

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

MIRANDA, H. R. LITERATURA E HISTÓRIA: UMA QUESTÃO DE LINGUAGEM NA ESCRITURA DE EDUARDO GALEANO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 14, n. 24, p. 167–182, 2018. DOI: 10.48075/rlhm.v14i24.19752. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/19752. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA