O FASCÍNIO REVELADOR PROVOCADO PELOS NARRADORES EM RELATO DE UM CERTO ORIENTE E EM DOIS IRMÃOS, DE MILTON HATOUM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i24.20974
Agências de fomento

Palavras-chave:

Milton Hatoum. Relato de um certo Oriente. Dois irmãos. Narrador.

Resumo

O narrador é uma categoria literária muito importante nas obras da contemporaneidade e constitui cada vez mais uma base importante para os romances publicados. No caso das obras do amazonense Milton Hatoum, tal categoria literária constitui um espetáculo à parte que faz com que o leitor se prenda à leitura e revisite a obra buscando aquilo que é dito e os espaços “não-ditos” que serão por ele completados que auxiliarão na completude da obra. O primeiro romance de Milton Hatoum, Relato de um certo Oriente (1989), traz um mosaico de narradores que redundam em um principal, sendo um por capítulo e que completam um círculo memorial potente no que se refere à construção da história de uma família de imigrantes libaneses no coração da selva amazônica. No caso do romance seguinte, publicado onze anos mais tarde, Dois irmãos (2000), um narrador que participa da história revela a saga dos gêmeos, inspirada nos bíblicos Esaú e Jacó, na qual a opressão que ele e sua mãe sofrem se torna combustível para um relato por vezes sóbrio e por vezes vingativo inserido em meio à narrativa e que traz ao leitor o dilema da paternidade, a vingança, a loucura e a destruição familiar ocorrida em uma família de imigrantes e descendentes de libaneses, ocasionada pelo egoísmo e desacerto na condução familiar por parte de uma forte matriarca. O artigo em questão analisará a força dos narradores e sua mobilidade nos dois romances, estabelecendo uma comparação que elucide as estratégias do autor

Biografia do Autor

Marcos Douglas Bourscheid Pereira, UNIOESTE

Graduado em Letras Português/Espanhol pela Unioeste; graduado em Filosofia pela UNIPAR; Especialização em Metodologia de Ensino pela Faculdade São Judas Tadeu; Mestre em letras pela UEM. Atualmente cursa o Doutorado em Letras pela Unioeste.

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

BOURSCHEID PEREIRA, M. D. O FASCÍNIO REVELADOR PROVOCADO PELOS NARRADORES EM RELATO DE UM CERTO ORIENTE E EM DOIS IRMÃOS, DE MILTON HATOUM. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 14, n. 24, p. 195–217, 2018. DOI: 10.48075/rlhm.v14i24.20974. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/20974. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA