A imagem do Brasil através de produções cinematográficas rio-platenses

Autores

  • Valeria Verónica Quiroga

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v5i5.2123

Palavras-chave:

novo cinema latino-americano, imaginário, Brasil

Resumo

A comunicação versará acerca das remissões feitas ao Brasil em quatro das produções cinematográficas do Cinema Argentino e Uruguaio. Inicialmente tratar-se-á do Novo Cinema rio-platense,
que cresce a cada dia, tanto nas produções quanto nas projeções em diversas cidades. Far-se-á, ainda, um panorama dos principais temas abordados por este novo movimento cinematográfico nos últimos dez anos. A seguir, serão apresentados e comentados diálogos dos filmes em questão e, a partir daí, se desenvolverá um traçado do imaginário do Brasil, que possui um número cada vez maior de espectadores para as produções rio-platenses, o que se revela nas salas das grandes capitais brasileiras. Tomando como amostra quatro produções, será comparada a visão do Brasil veiculada pelo cinema latino-americano dos dias de hoje, mais precisamente da região do rio da Prata, com a realidade do país, e se discutirão seus matizes, sejam realistas ou estereotipados, bem como os elementos culturais que se utilizaram como “ilustrações” para certas referências ao Brasil.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

QUIROGA, V. V. A imagem do Brasil através de produções cinematográficas rio-platenses. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 5, n. 5, p. p. 355–367, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v5i5.2123. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/2123. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos