METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA E REGIONALISMO AMAZÔNICO: A DISPUTA PELO TERRITÓRIO ACREANO E OS RETRATOS DA EXTRAÇÃO SERINGUEIRA EM GALVEZ, IMPERADOR DO ACRE, DE MÁRCIO SOUZA

Autores

  • Luciano Santos Xavier Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - DCH IV
  • Mylena Cerqueira da Silva Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - DCH IV - Jacobina.
  • Adriano Antonio Lima Menezes Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - DCH IV - Jacobina/BA.

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i25.21972
Agências de fomento

Palavras-chave:

Literatura, Realismo Maravilhoso, Metaficção Historiográfica, História do Acre, Regionalismo Amazônico.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir os processos da disputa pelo território acreano e os retratos da extração seringueira da Amazônia do fim do século XIX a meados do século XX trazidos por Márcio Souza em Galvez, Imperador do Acre. Para tanto, utilizamos as perspectivas teóricas da Metaficção Historiográfica, trazida por Linda Hutcheon (1991), posto a sua vertente que interpõe um diálogo entre a história e a ficção/literatura e do Regionalismo Nortista/Amazônico sob a perspectiva de Afrânio Coutinho (1986), de modo a reconhecer os traços regionais presentes e marcados no enredo da obra. Abordamos também os mecanismos do Realismo Maravilhoso utilizados por Márcio Souza para instituir as suas críticas imbuídas de humor e ironia às desigualdades vigentes na Amazônia da época, assim como ao governo brasileiro da Ditadura Militar, considerando o período de escrita do livro (1976).

Biografia do Autor

Luciano Santos Xavier, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - DCH IV

Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus IV - Jacobina/BA. Integrante do Grupo de Pesquisa Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (LEFOR). E-mail: lu.ciano2011@live.com.

Mylena Cerqueira da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - DCH IV - Jacobina.

Graduanda em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus IV. E-mail: mylenacerqueira2014@gamil.com.

Adriano Antonio Lima Menezes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - DCH IV - Jacobina/BA.

Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Doutorando em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus IV. E-mail: aamenezes@uneb.br.

Downloads

Publicado

09-08-2019

Como Citar

XAVIER, L. S.; SILVA, M. C. da; MENEZES, A. A. L. METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA E REGIONALISMO AMAZÔNICO: A DISPUTA PELO TERRITÓRIO ACREANO E OS RETRATOS DA EXTRAÇÃO SERINGUEIRA EM GALVEZ, IMPERADOR DO ACRE, DE MÁRCIO SOUZA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 15, n. 25, p. 93–105, 2019. DOI: 10.48075/rlhm.v15i25.21972. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/21972. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ LITERATURA E SUAS FRONTEIRAS: DO LOCAL E DO GLOBAL