MULHER, MEMÓRIA E DITADURA NO BRASIL: OS LUGARES DE ESCASSEZ EM OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE

Autores

  • Caroline Peres Martins Unicamp/Fapesp

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i26.22885
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Palavras-chave:

Mujer, Militancia, Memoria, Dictadura.

Resumo

O presente artigo pretende analisar a construção da memória em Outros cantos (2016), de Maria Valéria Rezende, publicado após a conclusão dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e na esteira de rememoração do cinquentenário do golpe militar. A obra de teor testemunhal, onde as fronteiras da memória, história e testemunho se intercruzam, desloca-se entre o presente enunciativo e o passado da narradora Maria. Ao rememorar o passado ditatorial brasileiro (1964-1985), a escrita de autoria feminina concede protagonismo à mulher-militante, a qual sofreu com um duplo apagamento na historiografia oficial, desvelando a participação dessas mulheres nas organizações políticas.  Sendo assim, ao ceder voz aos silenciados, também focaliza o nordeste brasileiro, como palco de resistência e cenário para representar a alegoria da falta: a ausência de direitos políticos e equidade de gêneros, o qual desvela que a opressão sofrida pela mulher é anterior à violência dos agentes de Estado.

Biografia do Autor

Caroline Peres Martins, Unicamp/Fapesp

Mestranda em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Downloads

Publicado

31-01-2020

Como Citar

MARTINS, C. P. MULHER, MEMÓRIA E DITADURA NO BRASIL: OS LUGARES DE ESCASSEZ EM OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 106–121, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v15i26.22885. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/22885. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA