LEITE DERRAMADO: UMA REFLEXÃO ACERCA DO FIM DA NARRATIVA E DO DESCENTRAMENTO DO SUJEITO MODERNO

Autores

  • Cristina Allegretti Torii Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Mestranda em Literatura Comparada.

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i27.23829
Agências de fomento

Palavras-chave:

Leite Derramado, Chico Buarque, Modernidade.

Resumo

Sob as rememorações confusas e fragmentadas do narrador Eulálio, a obra Leite Derramado (2009), de Chico Buarque, remete a uma reflexão acerca da derrocada de uma família tradicional brasileira e da situação de um senhor centenário que se encontra internado em um hospital público. Defendemos, neste artigo, que a narrativa desconexa de Eulálio resulta não apenas de sua idade avançada e da mudança social a que o narrador foi submetido ao longo da vida, como também de fenômenos ligados à ascensão da modernidade. Para fundamentar esta análise, valemo-nos da teoria de Walter Benjamin acerca do declínio da experiência e da extinção da narrativa, bem como do conceito de fragmentação das identidades desenvolvido por Stuart Hall. Procuramos, deste modo, compreender como o diagnóstico referente à supressão da narrativa e ao descentramento do sujeito estão presentes no narrador idealizado por Chico Buarque.

Biografia do Autor

Cristina Allegretti Torii, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Mestranda em Literatura Comparada.

Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná e Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas pela Faculdade Padre João Bagozzi. Durante a graduação, foi bolsista de iniciação científica do Programa de Educação Tutorial (PET/SESu) e desenvolveu pesquisas individuais na área de História do Brasil e pesquisas coletivas na área de História Cultural. Atualmente é servidora técnico-administrativa da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Downloads

Publicado

06-08-2020

Como Citar

TORII, C. A. LEITE DERRAMADO: UMA REFLEXÃO ACERCA DO FIM DA NARRATIVA E DO DESCENTRAMENTO DO SUJEITO MODERNO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 312–325, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i27.23829. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/23829. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA